Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

LIVROS EM FILME

07.08.06, Rita

Três adaptações cinematográficas pelas quais espero ansiosamente.




O PERFUME, de Patrick Süskind

Em pleno século XVIII, Jean-Baptiste Grenouille nasce com uma particularidade: não emana qualquer odor. Em contrapartida, o seu dom olfactivo é extremamente apurado. Os cheiros marcam o seu nascimento, a sua vida e a sua profissão. Com mestres perfumistas da capital francesa ele descobre os segredos e técnicas para fabricar os aromas mais sublimes. Mas também aí reside a sua obsessão, para a qual ele não coloca limites: encontrar o perfume ideal.






A adaptação da obra emblemática de Süskind esteve a cargo de Andrew Birkin (co-argumentista d’“O Nome da Rosa”), Bernd Eichinger (argumentista de “Der Untergang”), Caroline Thompson (co-argumentista de “The Nightmare Before Christmas” e de “Corpse Bride”), e Tom Tykwer (argumentista e realizador Do memorável “Lola Rennt”), que também assina a realização.


O elenco de “Das Parfum - Die Geschichte eines Mörders” (“Perfume: A História de um Assassino”) é liderado por Ben Whishaw, no papel de Jean-Baptiste Grenouille, Dustin Hoffman como Guiseppe Baldini, Alan Rickman como Antoine Richis e Rachel Hurd-Wood como Laure Richis.


Actualmente em fase de pós-produção, esta co-produção francesa, espanhola e alemã, cujas filmagens tiveram lugar em Munique, Barcelona, Girona e França, estreia na Alemanha a 14 de Setembro de 2006. Trailer disponível no site oficial: http://www.parfum.film.de/







SEDA, de Alessandro Baricco

Na França do século XIX, Hervé Joncour é um homem cuja vida programada não tem margem para surpresas. Uma crise na produção de seda em França, da qual depende a economia local, leva Hervé a aceitar a proposta do produtor Baldabiou para ir ao Japão e trazer os melhores ovos de bichos-da-seda do mundo. Aí, Hervé conhece Hara Kei, um homem poderoso, e a sua concubina, uma mulher misteriosa que, sem uma palavra, acorda em Hervé um novo fogo.






Filmado maioritariamente em Itália e no Japão, esta co-produção canadiana, francesa, inglesa, italiana e japonesa, já em pós-produção, estreia em Outubro de 2007 nos Estados Unidos.


A realização está a cargo de François Girard, autor também do argumento, depois do próprio Baricco ter trabalhado numa primeira versão. Do elenco fazem parte Michael Pitt (Hervé Joncour), Keira Knightley (Helene), Koji Yakusho (Hara Kei), Alfred Molina (Baldabiou) e Miki Nakatani (Madame Blanche).









A SOMBRA DO VENTO, de Carlos Ruiz Zafón

Numa manhã de 1945, um rapaz de dez anos é conduzido pelo seu pai a um misterioso lugar no coração da cidade velha: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Aí, Daniel Sempere encontra A Sombra do Vento, um livro maldito que mudará o rumo da sua vida e o arrastará por um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma escura da cidade. A Sombra do Vento é um mistério literário ambientado na Barcelona da primeira metade do século XX, desde os últimos esplendores do modernismo até às trevas do pós-guerra. Misturando técnicas de thriller, de novela histórica e de comédia de costumes, Carlos Ruiz Zafón conta uma trágica história de amor, com ecos através do tempo. Mas A Sombra do Vento é, acima de tudo, um livro sobre o amor pelos livros.



Virei hoje a última página deste livro apaixonante. Ainda não consegui descobrir nada, nem faço ideia se os direitos estão a ser negociados, mas, por favor, alguém pegue nesta história lindíssima e, com consciência e sensibilidade, faça daqui um bom filme.


Site oficial do livro, com jogo incluído. O prémio para quem consiga salvar os últimos cinco exemplares d’A Sombra do Vento é a banda sonora exclusiva do livro, composta pelo próprio Carlos Ruiz Zafón.


01 - La Sombra del Viento
02 - El Cementerio de los Libros Olvidados
03 - Bea
04 - Lain Coubert


Divirtam-se!




































































Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.