Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Client 9: The Rise and Fall of Eliot Spitzer ***1/2

31.10.11, Rita

Realização: Alex Gibney. Género: Documentário. Nacionalidade: EUA, 2010.





Em “Client 9: The Rise and Fall of Eliot Spitzer”, Alex Gibney (realizador de documentários como “Taxi to the Dark Side” , “Gonzo: The Life and Work of Dr. Hunter S. Thompson” ou “Freakonomics”), aborda, não sem alguma parcialidade, a queda do Procurador Geral e mais tarde Governador do estado de Nova Iorque, Eliot Spitzer.


Enquanto Procurador Geral, Spitzer combateu agressivamente a fraude e a corrupção no sistema financeiro perseguindo grandes instituições e os seus gestores e granjeando o cognome de “Xerife de Wall Street”. Um ano após se ter tornado Governador, veio à luz o seu envolvimento numa rede de prostituição, que conduziu à abdicação do seu posto em Março de 2008.


Sem desculpas, Spitzer admite o seu pecado, mas o olhar de Gibney foca-se noutros pecados. Os de quem, tendo cometido crimes muito piores é deixado impune, apenas porque se encontra do lado “certo” da barricada, ou seja, do lado do dinheiro. E de quem tinha tudo a ganhar com a saída de Spitzer de uma posição de poder privilegiada.


Continuamos à espera que, como nos filmes, os bons ganhem também na vida real...