Blue Valentine ***
Realização: Derek Cianfrance. Elenco: Ryan Gosling, Michelle Williams. Nacionalidade: EUA, 2010.

Entre o passado e o presente, entre a facilidade do começo e a dificuldade do fim, entre a paixão imediata e o longo e doloroso processo de abandonar aquilo em que se depositaram todas as expectativas, “Blue Valentine” acompanha Dean (Ryan Gosling) e Cindy (Michelle Williams). de uma relação inevitável a uma relação para além do remediável.
Dentro de uma patológica dinâmica de casal, onde todas as concessões e as consecutivas desilusões se transformaram em rancor, e o que é pensado mas não dito se transformou em desconforto, uma discussão insignificante passa a significar o fim de tudo. E o quarto de motel escolhido por Dean para uma escapadela romântica (apropriadamente sob o tema “Futuro”), e que surge como a desesperada e derradeira tentativa para salvar o irrecuperável, é decadente, como decadente é a sua relação.
As diferenças que coloriram o início transformam-se em abismos intransponíveis. E o caminho, que se queria comum, diverge agora com objectivos irreconciliáveis. Lutar pelo passado só porque é passado é tão sem sentido como desistir do presente por preguiça. Um resultado triste e sem esperança.
“You always hurt the ones you love...”