The King’s Speech ****
Realização: Tom Hooper. Elenco: Colin Firth, Helena Bonham Carter, Geoffrey Rush, Guy Pearce, Jennifer Ehle, Derek Jacobi, Michael Gambon, Timothy Spall, Anthony Andrews. Nacionalidade: Reino Unido / Austrália / EUA, 2010.
“The King’s Speech” é um filme sobre a gaguez de George VI (Colin Firth), que sucedeu no trono britânico ao seu irmão Edward VIII (Guy Pearce), após a abdicação deste para casar com a divorciada Wallis Simpson. “The King’s Speech” é também um filme sobre a metafórica gaguez do dilema entre o dever e a vontade.
O inteligente argumento de David Seidler alia-se ao olhar artístico de Tom Hooper, em redor daquela que é uma improvável amizade entre um quase-rei e um plebeu australiano (Geoffrey Rush) decidido a ajudá-lo na sua incapacidade. Rodeados de paredes descascadas ou no meio de um denso nevoeiro, entre raivas e angústias, dois homens cumprem o seu caminho, ainda que este se venha a revelar bem diferente do que aquilo que qualquer um deles pretendia.
Uma luta como tantas outras, contra o passado, contra o futuro. Contra aquilo que em nós mesmos nos impede de largar o primeiro e de aceitar os desafios do segundo. Fazendo da vida a soma de todas as nossas abdicações, tanto como das nossas escolhas.