Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Frank Zappa A Pioneer of the Future of Music Part I & II ***1/2

25.10.10, Nuno

Realização: Frank Scheffer. Género: Documentário. Nacionalidade: Holanda, 2006.





Retrato de um génio urgente, único, “Frank Zappa…” é uma visita à carreira e ao “cofre” (arquivo impressionante, de fazer corar qualquer vedeta musical do século XX), onde estão guardadas memórias musicais e visuais de um dos estetas da música moderna do século passado.


Mesmo para quem não é fã, é uma viagem impressionante, dividida em dois tomos, que, apesar de partilharem algumas cenas em comum (facto que só se explica pela relevância dos testemunhos), retratam a vida e a música do compositor / instrumentalista / cantor / agitador de mentes.


Recordando momentos ímpares da carreira de Zappa, esta viagem faz-se também de outros passageiros: os músicos que o acompanharam nas diferentes incursões e projectos. E o momento mais emocional do documentário, a presença da família e o legado que um dos filhos tenta preservar: a recriação musical das composições do pai.


E a viagem não poderia terminar sem recordarmos um daqueles momentos zappianos: “I think that if a person doesn't feel cynical then they're out of phase with the 20th century. Being cynical is the only way to deal with modern civilization, you can't just swallow it whole.”