Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Cold Souls ***

31.05.10, Rita

Realização: Sophie Barthes. Elenco: Paul Giamatti, David Strathairn, Dina Korzun, Katheryn Winnick, Lauren Ambrose, Emily Watson. Nacionalidade: EUA / França, 2009.





A alma é a pedra no sapato, que, a cada passo, nos incomoda, com as suas dolorosas memórias, com as suas aguçadas sensibilidades, com as suas ásperas emoções.


E se a pudéssemos remover com uma simples extracção cirúrgica? E se a vida sem alma fosse mais leve? E se só lhe soubéssemos dar valor quando, numa ilegal operação de tráfico, no-la roubassem? E se experimentar outra alma fosse o único caminho para conseguir compreender o outro?


Tudo começa com Tchékhov, o seu Tio Vânia e o peso existencial. Paul Giamatti é um actor (ele mesmo) incapaz de se separar da sua personagem. A possibilidade de remoção da alma parece ser a solução óptima para o seu problema.


“Cold Souls” aflora a filosofia e a moral sem clarificar questões ou as suas respostas. O cérebro é relegado para um papel de máquina de raciocínio, e isentado do de reservatório de sensações, sentimentos e emoções.


Ou a natureza da alma permanece como a grande incógnita, ou é um simples grão-de-bico. Esta última hipótese é, no entanto, insolitamente tranquilizadora…















Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.