Youth in Revolt ***1/2
Realização: Miguel Arteta. Elenco: Michael Cera, Portia Doubleday, Jean Smart, Zach Galifianakis, Erik Knudsen, Adhir Kalyan, Steve Buscemi, Fred Willard, Ari Graynor, Ray Liotta, Justin Long. Nacionalidade: EUA, 2009.
Com a ajuda do livro de C.D.Payne e do argumento adaptado por Gustin Nash, o realizador de “The Good Girl” traz-nos uma comédia adolescente que, no mínimo, nos garante um sorriso nos lábios até ao pedaço de animação no genérico final. De não negligenciar a interpretação apurada (e já especializada) do eterno adolescente Michael Cera (almost 22 and counting…)
O amor da juventude é desesperado e egoísta, reclamando para si todo o tempo e todo o espaço. Alimenta-se de todas as migalhas, ignorando tudo e todos. Expõe-nos ao ridículo e às intempéries. Leva-nos à loucura e dá-nos breves lampejos de lucidez para vermos o buraco onde estamos metidos e onde, conscientemente, nos deixamos ficar.
Resta a tranquilidade de saber que, com sorte, chegará o dia em que, mais do que ser suficiente, será necessário sermos quem somos.