Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Shrink **1/2

12.11.09, Rita

Realização: Jonas Pate. Elenco: Kevin Spacey, Mark Webber, Keke Palmer, Saffron Burrows, Jack Huston, Pell James, Laura Ramsey, Dallas Roberts, Robert Loggia, Gore Vidal, Jesse Plemons, Robin Williams. Nacionalidade: EUA, 2009.





Os clichés de Hollywood: a actriz que já passou os seus anos de juventude (Saffron Burrows), a estrela de rock narcisista, o agente neurótico (Dallas Roberts), o actor alcoólico em fase de negação (Robin Williams), o jovem argumentista (Mark Webber). Em comum, o psiquiatra Henry Carter (Kevin Spacey), um homem desligado das suas emoções.


Na tentativa de o trazer de volta à realidade (e à vida), o pai de Carter (Robert Loggia) atribui-lhe um caso pro bono com grandes semelhanças à sua tragédia pessoal. Mas, ao contrário de Carter, que se refugia num cocktail de drogas e álcool, Jenna (Keke Palmer) opta por faltar às aulas e enfiar-se em salas de cinema.


O argumento de Thomas Moffett e a realização de Jonas Pate desenrolam-se com tanta rapidez que não existe tempo para dar dimensão às personagens nem plausibilidade às suas relações. Estamos, por isso, perante um exercício sem grandes consequências.


No meio das suas obrigações de actor e director artístico do célebre teatro londrino The Old Vic, “Shrink” serve, sobretudo, para matar as imensas saudades de Kevin Spacey, e da sua exímia interpretação de cinismo e ennui-