Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Battle in Seattle **1/2

02.11.09, Rita

Realização: Stuart Townsend. Elenco: Martin Henderson, Michelle Rodriguez, Woody Harrelson, Charlize Theron, Jennifer Carpenter, André Benjamin, Ray Liotta, Connie Nielsen, Channing Tatum, Isaach De Bankolé, Rade Sherbedzija. Nacionalidade: EUA / Canadá / Alemanha, 2007.





Em 1999, uma reunião da Organização Mundial do Comércio (WTO) em Seattle foi marcada for fortes manifestações contra as suas políticas de desigualdade e pressão sobre os países do terceiro mundo. O que se pretendia uma acção pacífica acabou por ser marcada por actos de violência, pilhagem, uso excessivo de força policial e detenções ilegais de manifestantes.

A grande falha do filme que marca a estreia na realização do actor Stuart Townsend (companheiro de Charlize Theron) prende-se com o facto de, sendo um filme de causa, deixar essa mesma causa por explicar (nomeadamente as perniciosas medidas da WTO), preferindo centrar-se em intervenientes ficcionais, forçando mesmo um equilibro de pontos de vista que prejudica o envolvimento emocional do espectador.

Fica-nos a ilustração do poder individual, quando organizado, de contribuir para um mundo melhor. Essa possibilidade, ainda que ínfima, é sempre um alento.













Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.