The Informers **1/2
Realização: Gregor Jordan. Elenco: Billy Bob Thornton, Kim Basinger, Mickey Rourke, Winona Ryder, Jon Foster, Amber Heard, Rhys Ifans, Chris Isaak, Austin Nichols, Lou Taylor Pucci, Mel Raido, Brad Renfro, Theo Rossi. Nacionalidade: EUA / Alemanha, 2009.
O universo de Bret Easton Ellis (‘American Psycho’), co-argumentista e autor do livro ‘Os Confidentes’, aqui adaptado, é marcado pelo vazio existencial dos jovens americanos de classe alta em meados da década de 80. O sexo, as drogas, a depressão, são as doenças do ócio, que apenas camuflam o despropósito que é viver quando se tem já tudo o que se quer.
Aqui, a superficialidade com que as muitas personagens são abordadas é exactamente a profundidade que elas têm. E o desconcertante é perceber que aquilo é, de facto, tudo o que elas são. A possibilidade da vida poder esconder algo mais profundo não passa de um lampejo, rapidamente abafado pelo universo amoral onde vivem. Mas o filme, ao contrário do livro, consegue deixar um rasgo de luz no meio deste conjunto de detestáveis personagens.
Saímos da sala a pensar no bom que é ter ainda tanta coisa para fazer, tanta coisa para ver, tanto por aprender.