Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Introspective ***

30.05.08, Nuno

Realização: Aram Garriga. Género: Documentário. Nacionalidade: Espanha, 2007.





Um grupo de espanhóis, unidos por um gosto musical comum e munidos de enorme boa vontade, equipamento semi-profissional e muita “carolice”, apresentaram ao mundo “Introspective”. Documentário simples, despretensioso, eficaz e, acima de tudo, profissional. Sem apoios, patrocínios ou subsídios (lição para os portugueses verem e aprenderem alguma coisa?).


“Introspective” é uma viagem por um género musical que só se tornou género na cabeça de um “iluminado” jornalista da revista Wire. A necessidade de catalogar e encaixar certas bandas num determinado estilo, levou a que a tal revista criasse o termo “Pós-Rock” para identificar o género musical de bandas como Mogwai, Low, Piano Magic, entre outras.


O que o documentário se propõe a esclarecer é se essa catalogação faz algum sentido e o que é que têm em comum certas bandas que fazem uma sonoridade menos imediata, logo menos “pop”. O que não têm em facilidade de audição, estas bandas ganham em estrutura e textura. São predominantemente instrumentais, embora haja vocalizações numa boa parte delas. Aqui quem é rei é o pedal de distorção, que é carregado com uma insistente gentileza… Até se perder a gentileza e ficar só a insistência. Mas há beleza neste ruído. E deambulações musicais que apontam para um lado mais introspectivo. E a introspecção é mesmo o ponto mais comum que se pode apontar a todas as bandas que participam no documentário. Bandas, músicos e produtores, todos apresentam as suas reflexões sobre a música que fazem e sobre o impacto que isso tem nas suas vidas e na sociedade.


Uma bela surpresa, quer documental quer musical, este “Introspective”.


















Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.