Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

No Reservations **

10.10.07, Rita

Realização: Scott Hicks. Elenco: Catherine Zeta-Jones, Aaron Eckhart, Abigail Breslin, Patricia Clarkson, Jenny Wade, Bob Balaban. Nacionalidade: EUA / Austrália, 2007.





Kate (Catherine Zeta-Jones) é uma bem sucedida e perfeccionista chef de um requintado restaurante nova-iorquino. Na verdade, ela é uma control-freak totalmente entregue à profissão e sem espaço para nada mais. Até as sessões com o seu terapeuta (Bob Balaban) são passadas a falar de comida. Um acidente vem colocar nas mãos de Kate a sua sobrinha de nove anos, Zoe (Abigail Breslin). Para tentar ajustar-se a esta nova realidade, Kate tira algum do seu tempo para tomar conta de Zoe, uma oportunidade que a gerente do restaurante (Patricia Clarkson) aproveita para contratar um novo sub-chefe, Nick (Aaron Eckhart). O contraste entre ambos é evidente e a antipatia de Kate por Nick instantânea.


Quem é familiar com o contexto da comédia romântica sabe desde logo que eles irão ficar irremediavelmente juntos. Isso não seria necessariamente mau, se o caminho para lá chegar não fosse tão pejado de clichés e sem imaginação. Nem sequer a paixão pela comida é devidamente explorada, bem mais emocionante e mágico foi “Ratatouille”.


Deste remake do filme de 2001 “Bella Martha” da alemã Sandra Nettelbeck, Scott Hicks (“Shine”, 1996) não oferece nada mais que um filme convencional e previsível, que capitaliza na beleza de Catherine Zeta-Jones e no carisma de Aaron Eckhart, mas que, sobretudo, tira partido de uma adorável e talentosa Abigail Breslin, a revelação de “Little Miss Sunshine”.


“No Reservations” é apenas um olhar fugaz ao que sucede quando ocupamos todo o espaço da nossa vida com o controlável e nos fechamos numa zona de segurança que afinal é apenas uma prisão. Quando o segredo da felicidade reside, precisamente, em nunca eliminar a possibilidade do inesperado.