Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

The Hoax ***

20.08.07, Rita

Realização: Lasse Hallström. Elenco: Richard Gere, Alfred Molina, Hope Davis, Marcia Gay Harden, Stanley Tucci, Julie Delpy, Eli Wallach. Nacionalidade: EUA, 2006.





Clifford Irving (Richard Gere) é um ambicioso escritor cujo último manuscrito acabou de ser recusado pelos editores da McGraw-Hill, Andrea Tate (Hope Davis) e Shelton Fisher (Stanley Tucci). Como resposta, Irving oferece-lhes um projecto irrecusável, uma autobiografia autorizada do esquivo e excêntrico milionário Howard Hughes, que se recusava a falar com a imprensa há mais de uma década. O cepticismo inicial é ultrapassado pela perspectiva de um best-seller, e com um histórico adiantamento de meio milhão de dólares, Irving e o seu amigo e colega Dick Susskind (Alfred Molina) começam a montar a sua farsa. A necessidade de coerência e genuinidade leva-os a medidas extremas que incluem a falsificação de cartas e entrevistas, fotografar documentos oficiais e roubar ficheiros confidenciais.


“The Hoax” é baseado no livro homónimo da autoria do próprio Irving e conta a história verídica que ocorreu no início da década de 70 no contexto de uma América desequilibrada entre a guerra do Vietname e o presidente Nixon. Situado entre um “Shattered Glass” e um “Catch Me If You Can”, o filme de Lasse Hallström (“Casanova”, “The Shipping News”) não consegue ascender à intensidade de nenhum dos outros dois filmes, mas, à sua semelhança, cria em nós uma natural empatia pelo vigarista que retratam.


O argumento de William Wheeler ficciona algumas cenas com fins dramáticos, dando ainda uma forte relevância ao alegado empréstimo de fundos por parte de Hughes a Nixon, e que mantinham o presidente como um forte aliado da estratégia expansionista do milionário. De uma forma inteligente, somos colocados no cerne da luta de Irving pela sua reputação, pelo seu casamento com Edith (Marcia Gay Harden) e, em última instância, pela sua sanidade mental. Hallström ultrapassa o fio da realidade o suficiente para conseguirmos imaginar as vertigens de uma descontrolada espiral de mentira.


Richard Gere tem aqui talvez a sua melhor interpretação desde “Chicago”, mas isso não impede que seja relegado para a sombra em todas as cenas que partilha com um simultaneamente cómico e tocante Alfred Molina. Quanto a Hughes, foi inevitável visualizar os momentos finais da personagem que DiCaprio criou para “The Aviator” de Scorsese.


A única forma de sustentar uma mentira é acreditar totalmente nela. É certamente essa a base da experiência de ilusão que é o cinema. Mas às vezes o pior que pode acontecer quando queremos muito uma coisa é consegui-la.






CITAÇÕES:


“The more outrageous I sound, the more convincing I am.”
RICHARD GERE (Clifford Irving)

“You can´t always get what you want
But if you try sometimes you just might find
You get what you need”
THE ROLLING STONES



Clifford Irving em 1972