Drama-Mex **1/2
Realização: Gerardo Naranjo. Elenco: Fernando Becerril, Juan Pablo Castaneda, Diana Garcia, Martha Claudia Moreno, Miriana Moro, Emilio Valdés. Nacionalidade: México, 2006.
Quem seguiu a série televisiva “The Love Boat” só se pode lembrar de Acapulco como um porto de sonho. Mas o Acapulco de “Drama/Mex” (Semana Internacional da Crítica na edição de 2006 do Festival de Cannes) está bem longe disso.
Fernanda (Diana García) não consegue resistir aos encantos do seu ex-namorado, Chano (Emilio Valdés), apesar de todos os seus defeitos, e põe em risco a sua relação com Gonzalo (Juan Pablo Castañeda). Entretanto, Jaime (Fernando Becerril), um homem de meia-idade decidido a terminar com a sua vida, conhece uma impetuosa jovem de 15 anos, Tigrillo (Miriana Moro), que acabou de fugir de casa e que anda à procura do sustento de homens.
Um olhar interessante sobre um quotidiano de dor, perda e solidão, vistos desde diferentes pontos de vista, numa construção que foge da normal linearidade (espacial e temporal). Melancólico sem ser sentimental, a energia de “Drama/Mex” vem de onde menos se espera: de Jaime e de uma experiência de rejuvenescimento que advém simplesmente de sair do “seu mundo”.