Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Bobby **

10.02.07, Rita

Realização: Emilio Estevez. Elenco: Anthony Hopkins, Demi Moore, Sharon Stone, Elijah Wood, Lindsay Lohan, William H. Macy, Freddy Rodriguez, Helen Hunt, Mary Elizabeth Winstead, Joshua Jackson, Christian Slater, Laurence Fishburne, Nick Cannon, Emilio Estevez, Shia LaBeouf, Brian Geraghty, Martin Sheen, Joy Bryant, David Kobzantsev, Heather Graham, Svetlana Metkina, Harry Belafonte, Jacob Vargas, Ashton Kutcher, Dave Fraunces, Spencer Garrett. Nacionalidade: EUA, 2006.





A acção de “Bobby” decorre no Hotel Ambassador, sede da campanha de Robert F. Kennedy, no dia em que ele foi assassinado - 6 de Junho de 1968. Em vez de centrar a narrativa em torno do político, o realizador Emilio Estevez escolheu 22 personagens que se movem no universo deste hotel, entre outros, o gerente do hotel (William H. Macy), a sua mulher (Sharon Stone) e a sua amante (Heather Graham), o antigo porteiro do hotel (Anthony Hopkins) e o seu companheiro de xadrez (Harry Belafonte), o coordenador da campanha de Kennedy (Joshua Jackson) e os voluntários (Shia LaBeouf e Brian Geraghty), uma jornalista checoslovaca tentando ter uma entrevista com o senador (Svetlana Metkina), os cozinheiros (Laurence Fishburne, Freddy Rodríguez e Jacob Vargas), a cantora Virginia Fallon (Demi Moore) e o seu marido (Emilio Estevez), e uma jovem (Lindsay Lohan) que está prestes a casar com um amigo (Elijah Wood) para evitar que ele vá para o Vietname.


A gestão de um elenco desta dimensão, falando em termos numéricos, é extremamente complicada e “Bobby” revela-se muito desequilibrado na atenção dedicada a cada um dos fios narrativos, intercaladas com imagens de arquivo do próprio Bobby Kennedy. Tendo a conta a dimensão deste elenco, em termos de talento, este filme traduz-se num profundo desperdício de capacidades, num argumento fraco e personagens superficiais. Muitas delas poderiam ser facilmente eliminadas sem perigos de maior. As participações mais marcantes acabam por ser a de Demi Moore como Virginia Fallon, equilibrando crueldade e vulnerabilidade, e Freddy Rodríguez (“Six Feet Under”) no papel de um cozinheiro mexicano.


Os diálogos de “Bobby” são fracos e é bastante triste ver um Laurence Fishburne numa pregação moralista. “Bobby” vale sobretudo pelo retrato do impacto da visão de um homem sobre pessoas que se revêem nos seus ideais. Emilio Estevez optou por limitar a presença de Kennedy às imagens de arquivo, em vez de uma interpretação per se. No entanto, não é feito qualquer esforço em integrar visualmente as imagens granuladas do passado com as filmadas por si, facto especialmente flagrante na parte final do filme, quando Kennedy chega ao hotel.


Mas é exactamente este final carregado de emoção que compensa tudo o resto. Logo após o resultado da vitória de Kennedy nas eleições primárias na Califórnia, o senador foi vítima de assassinato às mãos de Sirhan Sirhan. As caóticas e desesperadas imagens que se seguem ao atentado são acompanhadas por um poderoso discurso de Kennedy, como se a esperança das suas palavras se pudesse transpor para a América actual. Emilio Estevez tenta fazer do Hotel Ambassador um microcosmos da América, na sua diversidade cultural. Ainda que esta opção possa ser falaciosa, é reveladora da esperança que Bobby Keneddy lançou sobre um largo espectro da sociedade americana, marcada pelo racismo e pela desesperança de jovens e idosos.


No final fica a sensação de que “Bobby” talvez tivesse sido mais eficaz como um simples documentário. A realidade é, neste caso, bem mais inspiradora que a ficção.






CITAÇÕES:


“Edward Robinson - Let's send the brown man back across the border.
Miguel - We didn't cross the border, the border crossed us.”
LAURENCE FISHBURNE (Edward Robinson) e JACOB VARGAS (Miguel)


“You know, we're all whores, but only some of us get paid.”
DEMI MOORE (Virginia Fallon)




Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.