Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Robert Altman (1925-2006)

22.11.06, Rita




Robert Bernard Altman nasceu a 20 de Fevereiro de 1925 em Kansas City, Missouri. A carreira de Altman passou primeiramente pela televisão, onde realizou, entre outros, vários episódios da série “Bonanza”. Mas foi no cinema que a sua obra foi mais marcante, com filmes como “Shortcuts” (1993), “Prêt-a-Porter” (1994), “Gosford Park” (2001) e o recente “A Prairie Home Companion”.


Há cerca de 10 anos, Altman foi sujeito a um transplante cardíaco e, desde então, a sua saúde debilitada colocava em cada filme seu o peso de poder ser a sua última realização, o que acabou por acontecer com “A Prairie Home Companion”. Na passada segunda-feira, dia 20, Robert Altman morreu, deixando o mundo do cinema um pouco mais pobre.


Altman tinha 81 anos e um Oscar honorário de carreira atribuído este ano pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences. Os seus filmes “M*A*S*H” (1970) e “Nashville” (1975) serão preservados pelo National Film Registry dos Estados Unidos.


O que não deixa de ser algo irónico, tendo em conta a sua posição política algo polémica: Altman reivindicou que se mudaria para França caso Bush fosse reeleito, o que não aconteceu. Mais tarde, ele corrigiu-se, dizendo que se referia a Paris, Texas, uma vez que o estado estaria certamente melhor sem Bush lá.


Apesar do “adeus”, Altman estará sempre ao nosso dispor, numa sala de cinema ou num DVD. Porque parte do artista é a obra e parte da obra é o artista.







Filmografia completa aqui.




















Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.