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CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

doclisboa 2006

20.10.06, Rita




Começa hoje o 4º Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa. Até 29 de Outubro, a Culturgest vai apresentar uma selecção do melhor que se tem feito em cinema documental.


O festival será composto pelas seguintes secções:



COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

Selecção de filmes (longas e curtas metragens) de todo o mundo, produzidos em 2005 ou 2006.

“A Sunday in Pripyat”, de Frédéric Cousseau, 27', França 2006
“The Fisherman and the Dancing Girl”, de Valeri Solomin, 54', Rússia 2005
“The Seeds”, de Wojciech Kasperski, 28', Polónia 2006
“Elogio ao 1/2”, de Pedro Sena Nunes, 70', Portugal 2005
“Tweety Lovely Superstar”, de Emmanuel Gras, 18', França 2005
“Tierra Negra”, de Ricardo Iscar Alvarez, 90', Espanha 2005
“Things”, de Martha Hrubá, 18', República Checa 2005
“As the Sun Begins to Set”, de Julie Moggan, 58', Reino Unido 2005
“Gagarin's Pioneers”, de Vitali Manskij, 100', Alemanha/Rússia 2005
“Impending Doom”, de Edgar Pêra, 8', Portugal 2006
“Arcana”, de Cristobal Vicente, 96', Chile 2005
“Cigaretta Mon Amour”, de Rosa Hannah Ziegler, 6', Alemanha 2006
“La Consultation”, de Héléne de Crécy, 91', França 2005
“Babooska”, de Rainer Frimmel e Tizza Covi, 100', Áustria/Itália 2005
“Strip-Tease”, de Attila V. Nagym, 7', Hungria 2005
“Our Daily Bread”, de Nikolaus Geyrhalter, 90', Áustria 2005
“The Sky Is my Ceiling”, de Keja Ho Kramer, 11', França 2006
“Kinshaza Palace”, de Zeka Laplaine, 75', Congo/França 2006
“Into the Great Silence”, de Philip Gröning, 164', Alemanha 2005
“Atman”, de Pirjo Honkasalo, 76', Finlândia/Alemanha 1996
“Un Pont sur la Drina”, de Xavier Lukomski, 18’, Bélgica 2005


COMPETIÇÃO NACIONAL

Secção competitiva com filmes de produção e/ou realização nacional, concluídos em 2005 ou 2006.

“No Fim do Mundo”, de Mariana Gaivão, 13', Portugal 2006
“Fora da Lei”, de Leonor Areal, 83', Portugal 2006
“Pintura Habitada”, de Joana Ascensão, 52', Portugal 2006
“Logo Existo”, de Graça Castanheira, 52', Portugal 2006
“Excursão”, de Leonor Noivo, 25', Portugal 2006
“Cartas da Ditadura”, de Inês Medeiros, 60', Portugal 2006
“Sombras do Passado”, de José Manuel Fernandes, 59', Portugal 2006
“A Casa Don Bosco”, de Manuel Monteiro Grilo, 47', Portugal 2006
“Pátria Incerta”, de Inês Gonçalves e Vasco Pimentel, 52', Portugal 2006
“O Casino”, de Hugo Maia, 13', Portugal 2006
“À Espera da Europa”, de Christine Reeh, 58', Portugal 2006
“Onze Burros Caem no Estômago Vazio”, de Tiago Pereira, 28', Portugal 2006
“Cantai Cantigas”, de Cláudia Tomaz, 50', Portugal 2006


INVESTIGAÇÕES

Secção competitiva com uma selecção de filmes de todo o mundo, explorando em profundidade temas da actualidade social ou política.

“EXIT - The Right to Die”, de Fernand Melgar, 76’, Suíça 2005
“Gitmo - The New Rules of War”, de Erik Gandini e Tarik Saleh, 82', Suécia 2005
“Oxalá Cresçam Pitangas”, de Kiluange Liberdade e Ondajki, 60', Portugal 2006
“China Blue”, de Micha X. Peled, 87’, E.U.A. 2005
“Kz”, de Rex Bloomstein, 98', Reino Unido 2005
“Sisters in Law”, de Kim Longinotto e Florence Ayisi, 106', Reino Unido 2005
“El Comité”, de Mateo Herrera, 93', Equador 2005
“Der Kick”, de Andres Velel, 82’, Alemanha 2006
“Ears, Open. Eyeballs, Click. ”, de Canaan Brumley, 95', E.U.A. 2005
“Gambit”, de Sabine Gisiger, 107', Suíça 2005
“Bien Mélanger”, de Nicolas Fonseca, 75’, Canadá, 2006


AMOS GITAI

O mais importante realizador israelita contemporâneo apresentará o conjunto de filmes de dois incontornáveis conjuntos de documentários (também designados por trilogia Wadi e por trilogia das Casas) sobre a história recente do seu país.

“News from Home/News from House”, 97', Israel 2005
“Wadi 1981-1991”, 97', França/Reino Unido 1991
“Bait (House)”, 51', Israel 1980
“Wadi Grand Canyon”, 90', Israel/França 1991
“Une Maison à Jerusalém”, 87', França/Itália 1998


SESSÕES ESPECIAIS

Apresentação de filmes fora de competição, todos eles inéditos em Portugal, com destaque para as mais recentes obras de três grandes nomes do documentário internacional (Eduardo Coutinho, Vincent Dieutre e Chantal Akerman). Exibição da Trilogia do Sagrado e do Demónio de Pirjo Honkasalo (a realizadora de “Three Rooms of Melancholia”) e para a apresentação de dois documentários portugueses em antestreia em que a música é tema central.

“Fragments sur la Grâce”, de Vincent Dieutre, 101', França 2006
“Mysterion”, de Pirjo Honkasalo, 90’, Finlândia 1991
“Brava Dança”, de José Pinheiro e Jorge Pires, 75', Portugal 2006
“Tanjuska and the Seven Devils”, de Pirjo Honkasalo, 80', Finlândia 1993
“Lusofonia, a (R)Evolução”, Filme colectivo com produção da Red Bull Music Academy, 60', Portugal 2006
“Neighborhood”, de Karoi Kinoshita e Allain Della Negra, 17', França 2006
“Yellow Box”, de Ting-fu Huang, 53', Taiwan 2006
“Entre Nós”, filme colectivo, 30’. Portugal 2006
“Tout Refleurit”, de Aurélien Gerbault, 80', França 2006
“Là-Bas”, de Chantal Akerman, 79’, Bélgica 2006
“O Fim e o Princípio”, de Eduardo Coutinho, 110', Brasil 2006
“Enron: the Smartest Guys in the Room”, de Alex Gibney, 110', E.U.A. 2005


MOSTRAR TRABALHO

Um programa sobre a duradoura e profícua abordagem do universo do trabalho pelo documentário, que é também uma viagem pela própria história deste género cinematográfico. Secção comissariada por Marie-Pierre Duhamel Müller, programadora e directora do festival Cinéma du Réel, de Paris.

“Les Malles”, de Samba Félix Ndiaye, 13', França 1989
“Salesman”, dos irmãos Maysles e Charlotte Zwerin, 90', E.U.A. 1968
“Makom, Avoda”, de Nurith Aviv, 81', Israel 1998
“Nosotros, los de Allá”, de Anna Klara Åhrén, Anna Weitz e Charlotta Copcutt 46', Suécia/Bolívia/Chile 2005
“Wittstock, Wittstock”, de Volker Koepp, 117', Alemanha 1997
“Surfarara”, de Vittorio De Seta, 10', Itália 1995
“Harlan County”, de Barbara Kopple, 103', E.U.A 1976
“Entuziasm: Sinfoniia Donbassa”, de Dziga Vertov, 68', URSS 1930
“Six Fois Deux - Episódio 1a Y'a Personne”, de Jean-Luc Godard e Anne-Marie Miéville, 58', França 1976
“The Cheese & The Worms”, de Kato Haruyo, 98', Japão 2005
“British Sounds”, de Jean-Luc Godard, 97', Reino Unido 1969
“Humain, Trop Humain”, de Louis Malle, 75', França 1970
“Die Bewerbung”, de Harun Farocki, 58', Alemanha 1997
“Ils ne Mouraient pas Tous mais Tous Étaient Frappés”, de Sophie Bruneau, 80', França 2005
“Industrial Britain”, de Robert Flaherty, 21', Reino Unido 1933
“Parabola d'Oro”, de Vittorio De Seta, 10', Itália 1995
“Maria (Peasant Elegy) ”, de Alexander Sokurov, 41', URSS 1978-1988
“Saffron = (Zafaran) ”, de Ebrahim Mokhtari, 40', Irão 1992


HISTÓRIAS MÍNIMAS: O DOCUMENTÁRIO JAPONÊS CONTEMPORÂNEO

Panorama histórico do documentário japonês de 1987 até ao presente. Dois dos realizadores representados nesta selecção, Makoto Sato e Naomi Kawase, estarão presentes para apresentar os seus filmes e discutir a situação do documentário no Japão.

“Magino Village - A Tale”, de Shinsuke Ogawa, 222', Japão 1986
“The Emperor's Naked Army Marches On”, de Kazuo Hara, 122', Japão 1987
“Living on the River Agano”, de Makoto Satô, 115', Japão 1992
“A2”, de Mori Tatsuya, 131', Japão 2002
“Without Memory”, de Hirokazu Koreeda, 84', Japão 1994-1996
“Embracing”, de Naomi Kawasa, 40’, Japão 1992
“Katatsumori”, de Naomi Kawasa, 40’, Japão 1994
“Memories of Agano”, de Makoto Satô, 57', Japão 2004
“Letter from a Yellow Cherry Blossom”, de Naomi Kawase, 65', Japão 2002
“Kya Ra Ka Ba A”, de Naomi Kawase, 50', Japão 2001
“Tarachime”, de Naomi Kawase, 43', França/Japão 2006


FICÇÕES DO REAL: NÚMERO ZERO - PROGRAMA SELECCIONADO POR PEDRO COSTA

Uma nova secção, vocacionada para ajudar a reflectir sobre as relações entre ficção e documentário, um diálogo tão antigo quanto a história do cinema, mas que está presente de forma particularmente evidente no mais interessante cinema contemporâneo. Nesta primeira edição, a selecção dos filmes a apresentar foi feita pelo realizador Pedro Costa, cuja obra é precisamente atravessada por algumas das questões que este programa pretende iluminar.

“Les Yeux ne Veulent pas en Tout Temps se Fermer ou Peut-être qu'un Jour Rome se Permettra de Choisir à son Tour (Othon) ”, de J. M. Straub e Danièle Huillet, 88', Alemanha/Itália 1969
“Numéro Zéro”, de Jean Eustache, 110’, França 1971
“Onde Jaz o Teu Sorriso? ”, de Pedro Costa, 104', Portugal/França 2002
“Marguerite telle qu’en Elle-Même”, de Dominique Auvray, 61', França 2002
“Los Angeles Plays Itself”, de Tom Andersen, 169’, E.U.A. 2003


Para mais detalhes sobre o programa consultar o site oficial..


Divirtam-se!