Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Man About Town ***

31.08.06, Rita

Realização: Mike Binder. Elenco: Ben Affleck, Rebecca Romijn, John Cleese, Mike Binder, Gina Gershon, Adam Goldberg, Howard Hesseman, Samuel Ball, Bai Ling, Jerry O'Connell, Kal Penn, Amber Valletta. Nacionalidade: EUA, 2006.





Jack Giamoro (Ben Affleck) é um agente de talentos que representa argumentistas de televisão. A carreira de sucesso, o dinheiro, a casa imensa, o carro rápido, a mulher deslumbrante. Estilo lista de compras soa consideravelmente pior, mas é mais ou menos isso que se passa na vida de Jack, numa ordem de prioridades bastante semelhante. Apesar de tudo isso, Jack não é feliz (nos filmes nunca são, pois não?, havia de ser eu...). Aliás, se o fosse não havia filme. Para tentar preencher esse vazio, Jack inicia um curso de auto-conhecimento com o arrogante e temperamental professor Primkin (genial John Cleese), que o obriga a manter um diário com os seus pensamentos mais profundos. Tudo começa a ruir quando Jack descobre que a sua mulher, Nina (Rebecca Romijn), tem um caso com o seu mais importante cliente, Phil Balow (Adam Goldberg). O cataclismo chega quando o diário de Jack é roubado, num acto de vingança (ah, a justiça divina por caminhos ínvios...), coloca sob a ameaça de exposição dos seus segredos pessoais e profissionais. Jack é então obrigado a enfrentar-se a si mesmo e às suas opções.


A reavaliação da vida de um homem de sucesso não é original. O mesmo Ben Affleck já o fez antes (“Surviving Christmas”, “Jersey Girl”) e com a mesma inaptidão. Continuo a achar que apenas Kevin Smith conseguiu em “Dogma” (1999) fazer alguma (pouca) coisa dele. Se fosse realmente um agente de talentos Jack nunca faria um contrato com Ben Affleck. Como protagonista, Jack/Ben não consegue despertar a mínima simpatia e aquele simulacro de auto-conhecimento que deriva da tentativa desesperada de se agarrar a tudo aquilo que ele conquistou não convence. Felizmente, Mike Binder (“The Upside of Anger”, 2005) trouxe para “Man About Town” um bom elenco de secundários, desde Rebecca Romijn (que faz o que pode com o pouco que lhe dão), passando pelos colegas de escritório de Jack (Gina Gershon – lindíssima como sempre, Kal Penn e o próprio Binder, num registo que me trouxe à memória Judd Hirsch em “Dear John”), até ao casal aspirante a cliente Jerry O'Connell e Amber Valletta (por favor, alguém pegue na veia humorística desta manequim).


Mike Binder aponta para uma mensagem sobre a desilusão que acaba por chegar quando a profissão/ambição se torna no centro fulcral da vida. Mas entre a sátira e o disparate há uma linha ténue que ele atravessa sem pedir licença. E a exploração das situações cómicas, algumas levadas ao limite (como o caso dos dentes postiços, que invoca o já kitsch Jerry Lewis), não encontra equilíbrio no lado filosófico. E até as situações trági-cómicas do álbum de família de Jack são fracos fundamentos para as suas motivações.


Mas um filme sobre o SENTIDO DA VIDA com a enérgica presença de John Cleese nunca pode ser mau, ainda que as suas aparições num delicioso tom de amargo desprezo por tudo e por todos saibam a pouco. E só porque é ele que o diz, dá vontade de obedecer e de reforçar: atenção à ortografia!