Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Snow *

27.04.06, Rita

Realização: Hakan Sahin. Elenco: Lambert Loeffen. Nacionalidade: Canadá, 2005.




O meu começo na edição deste ano do IndieLISBOA não foi auspicioso.


“Snow”, do realizador turco Hakan Sahin é um objecto experimental a todos os níveis. Ainda não estamos diante de um filme. Sahin tenta contar uma história sobre a solidão e os seus efeitos no estado de alma de Loeffen, trabalhador numa plataforma petrolífera nas terras geladas do Canadá, que se desloca à pequena vila de Zama num dia de folga que coincide com o solstício de Inverno. Sempre acompanhado do seu cão Blackie (o único detalhe interessante de “Snow”), Loeffen, dotado de fracas capacidades sociais, move-se com motivações igualmente frouxas, atormentando por alucinações que se pretendem simbólicas.


Os diálogos são fracos e debitados sem realismo, o argumento é de uma fragilidade constrangedora com opções dramáticas que nos deixam totalmente frios perante o suposto drama da personagem. O trabalho com a câmara totalmente inseguro e ao som, com variações de volume verdadeiramente dolorosas, acrescenta-se uma selecção musical de um gosto altamente duvidoso.


Devo ser a única pessoa que não gosta das cadeiras do cinema Londres, mas, especialmente num filme como este, o apoio de cabeça é um elemento essencial. Foi apenas por respeito ao realizador que estava presente que não saí da sala a meio do filme - ainda que a concretização falhe, o amor à arte merece todo o apreço.