Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

A minha estreia

24.08.04, Rita

Nos meus tempos de Aveiro, as salas de cinema à mão eram duas. Desmesuradamente grandes: no Cine-Teatro Avenida, onde vi a «Heidi» animada, ou no Teatro Aveirense, onde me sobressaltei com o encontro no milheiral com um famoso «ET». Com o estertor daquelas salas viveu-se o tempo das salas mais pequenas encafuadas em galerias e centros comerciais: o Estúdio 2002 e o Cine-Estúdio Oita (hoje, o único sobrevivente, com a exploração entregue ao "independente" Paulo Branco).


À chegada a Lisboa, descobri o mundo dos multiplexes e ecrãs pequenos, dos "kings" e filmes diferentes, da Cinemateca de culto, do Quarteto das noites longas de aniversário. Uma paleta de cores e telas, nunca vista antes. Consumia filmes a grande velocidade. Hoje, o tempo afasta-me mais do que queria do escuro das salas. Nem as pipocas o conseguiram tão eficazmente.


Mas, entre a curta DVDteca pessoal que vai trazendo algumas coisas mais antigas só agora vistas, e a rápida sortida às salas de cinema, quero apresentar aqui o que for descobrindo no mundo da sétima arte. Sem pretensões de crítico encartado. Apenas pelo prazer de ver cinema.



[Actualização: quando se escreve que o Oita é a única sala «sobrevivente», falamos daquelas quatro salas. Hoje, para além do Oita, Aveiro tem mais umas 15 salas, distribuídas entre a Lusomundo e a Warner-Lusomundo, com filmes a duplicar, numa falsa ilusão de variedade.]



por Miguel