Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

A ignorância de Orson Welles

16.09.04, Rita


     Espreitei ontem A 2 (suponho que é agora assim que devemos oficialmente chamar o segundo canal da televisão de todos nós). Estava lá o Orson Welles, com aquela sua voz deliciosa. Ainda estou para saber como é que Spielberg e Cruise se pensam desenvencilhar do seu projecto conjunto d'A Guerra dos Mundos sem esta voz.


Um agressivo entrevistador, que mais do que saber queria apenas encaixar as respostas que já tinha previamente na sua cabeça às suas próprias perguntas, ia atirando. Orson Welles, com uma agilidade que a sua possante figura não supunha, esquivava-se com a sua inteligência, e com uma visão do mundo bastante atípica para um americano.


O que me ficou na cabeça, e no coração, foi a sua resposta relativamente ao que o teria levado a inovar a forma de fazer-se cinema com o seu "Citizen Kane" ("O Mundo as Seus Pés", 1941): a IGNORÂNCIA. Com apenas 26 anos e quase tendo apenas dirigido no teatro, Orson Welles desconhecia as limitações do cinema. Ao sugerir determinadas abordagens ele não sabia que elas nunca tinham sido tentadas. Teve a sorte de trabalhar com Gregg Toland, um destemido aventureiro na cinematografia.


Adormeci com esse pensamento: o mérito do desconhecimento é que não sabemos onde devemos parar. A inovação é, assim, uma estranha mistura de conhecimento e ignorância.