Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Alfie **

24.12.04, Rita

Realização: Charles Shyer. Elenco: Jude Law, Marisa Tomei, Omar Epps, Nia Long, Jane Krakowsky, Sienna Miller, Susan Sarandon. Nacionalidade: Reino Unido, 2004.





Trata-se de um remake de um filme dos anos 60, cujo protagonista principal era na altura Michael Caine, que nesta película deu o seu lugar a Jude Law. O filme é dirigido por Charles Shyer (O Pai da Noiva 1 e 2) e conta também com interpretações de Marisa Tomei e Susan Sarandon.


A história centra-se na vida de Alfie (Jude Law), um inglês em Nova Iorque, com uma rotina daquelas que muito de nós rapazes em algum(ns) momento(s) se calhar não nos importávamos de ter. Um playboy com estilo que efectivamente não tem grandes dificuldades em sê-lo, tendo um dia a dia extremamente ocupado entre uma rapariga e outra (incluindo Marisa Tomei e Jane Krakowsky (a secretária de Ally McBeal)) e com dúvidas existenciais do género “Em que casa durmo hoje?”.


No entanto, tudo muda quando se confronta com uma das maiores dificuldade com que, calculo, um playboy se deve deparar, ou seja, começar a pensar se não será altura de ter uma relação duradoura (o que neste caso corresponde a mais de 10 encontros!). Obviamente, que uma série de acontecimentos precipitaram este tipo de interrogação.


O filme, narrado muitas vezes na primeira pessoa, é portanto uma busca para saber se haverá uma mulher que mereça ultrapassar a barreira dos 10 encontros e se Alfie se encontra verdadeiramente preparado para manter essa relação ou se, pelo contrário, não se consegue libertar da vida difícil que leva.


Para tal, Alfie acaba por se envolver num conjunto de dificuldades inesperadas, mesmo para quem faz um esforço para que tudo dê certo. Sienna Miller (uma das actrizes do momento em Inglaterra, e com razões para isso) e Susan Sarandon, entre outras, fazem parte desta trajectória por que Alfie passa até chegar à conclusão do que efectivamente pretende fazer.


Este é um filme destinado em grande parte à audiência feminina, parecendo-me que na sua maioria os rapazes devem ser arrastados para o filme (pelo menos foi o que me aconteceu). A este fenómeno não será alheia a participação de Jude Law, porque efectivamente o filme é relativamente banal, sendo daqueles bons para ver durante um dia de semana, em que se está cansado e não se quer pensar muito. Tendo isto em consideração acho que merece a deslocação ao cinema.


De destacar a banda sonora da autoria de Mick Jagger, que acaba por ser um ponto a favor do filme.



Estrelas: 2




por Vasco