Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

2004 em Poucas Linhas e Uma Lista

06.01.05, Rita

Um fim de ano não é fim de ano sem as listas dos melhores do ano. Portanto o meu 2004 aqui não poderia acabar sem a minha lista dos melhores filmes de 2004. Estritamente pessoal e tendo como universo de análise os filmes estreados em 2004 que eu vi.


Mas antes de avançar com ela, apenas uns pequenos apontamentos. 2004 não foi um grande ano no que toca a filmes, e analisando a lista não há de facto nenhum filme que eu possa dizer que vá ficar na minha memória para sempre (bem há um mas esse só para mim é que é de 2004). Houve um que quase lá chegou mas não conseguiu resistir a uma segunda visão (e ao hype criado à volta dele, porque chamar-lhe "a melhor segunda obra do cinema americano" cria expectativas difíceis de atingir). Houve outro ao qual faltou a parte 1 para lá chegar, outro que a momentos únicos no cinema dos dias de hoje juntou demasiados momentos de tédio (narcisismo oblige), e outros aos quais, pronto, faltou alguma coisa.


Não houve também nenhuma grande revelação, mesmo tendo em conta que com um festival dedicado a primeiras obras tivemos acesso a muitas, e para mim se houve uma primeira obra este ano que se destacou, portuguesa por sinal, nem sequer passou por lá.


Mas se não houve um GRANDE filme em 2004, ficarão sempre alguns momentos, daqueles para mais tarde recordar. A cidade de Tóquio de Sofia Coppola e aquele fim ao som de "Taste of Candy"; A longa conversa de Ethan Hawke e Julie Delpy num fim de tarde de Paris; O olho azul de Darryl Hannah antes do seu trágico fim; A estrada americana através do pára-brisas de Vincent Gallo; George Bush a mostrar o seu jogo de golfe aos jornalistas que o acompanham.


E pronto, aqui vai a minha lista. Poder-se-á perguntar a quem é que isto interessa. De facto não estou bem a ver a quem.


MENÇÃO ESPECIAL (porque fica sempre bem haver uma coisa destas) PARA BLOCKBUSTER DO ANO

"O Dia Depois de Amanhã" de Roland Emmerich



10 MAIS de 2004 (versão sergiotrs)

10. "O Tempo do Lobo" de Michael Haneke
9. "Brown Bunny" de Vincent Gallo
8. "A Vila" de M. Night Shyamalan
7. "Kill Bill: Vol. 2" de Quentin Tarantino
6. "André Valente" de Catarina Ruivo
5. "Immortel" de Enki Bilal
4. "Antes do Anoitecer" de Richard Linklater
3. "Lost in Translation" de Sofia Coppola
2. "The Fog of War" de Errol Morris
1. "8 e ½" de Federico Fellini




por Sérgio

 

1 comentário

Comentar post