Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Os melhores filmes que eu não vi

07.01.05, Rita

Posso vir a arrepender-me. Posso nem sequer conseguir espreitar um destes filmes tão cedo quanto desejava. Mas esta (minha) lista foge às convenções: fala de filmes que não vi e que gostava de ter visto. Fala do cinema que se fez e que estreou por cá e sobre o qual alimentei genuínas expectativas - pelo que se escreveu, pelo que vi antes desses realizadores e actores... Se calhar, vou atirar ao lado.


Não me interessa: esta selecção pretende ser uma cábula para futuras passagens no clube de vídeo, espreitadelas à programação da TV ou "reprises" inesperadas em salas com cheiro a bafio. (Cinéfilos que não admitem ver um filme meses depois da estreia, abstenham-se de comentários.)


2046, de Wong Kar-Wai. André Valente, de Catarina Ruivo. Brown Bunny, de Vincent Gallo. Café e Cigarros (Coffee and Cigarettes), de Jim Jarmusch. (O) Despertar da Mente (Eternal Sunshine of the Spotless Mind), de Michel Gondry. (The) Fog of War, de Errol Morris. (Uma) História de Amor Japonesa (Japanese Story), de Sue Brooks. História de Marie e Julien, de Jacques Rivette. Immortel (ad vitam), de Enki Bilal. Má Educação (Mala Educación), de Pedro Almodóvar. Nathalie, de Anne Fontaine. (O) Tempo do Lobo, de Michael Haneke. Terra da Abundância (Land of Plenty), de Wim Wenders. (A) Vila, de M. Night Shyamalan.


[Agradeço aos meus confrades de blogue algumas "lembranças". A lista vai por ordem alfabética. Outro critério seria ainda mais desonesto.]


Dos que vi (sim, também vi cinema), há uns que levam a palma (alguns estão aqui listados pela Rita e pelo Sérgio). Lembro estes: Antes do Anoitecer, O Grande Peixe, Primavera, Verão, Outono, Inverno e... Primavera e Ser e Ter.


Mas há um de que gostei muito. Um filme da minha vida: Lost in Translation. Gosto de me perder assim.




por Miguel