Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

A Love Song for Bobby Long ****

18.05.05, Rita

Realização: Shainee Gabel. Elenco: John Travolta, Scarlett Johansson, Gabriel Macht, Deborah Kara Unger, Dane Rhodes, David Jensen, Clayne Crawford, Sonny Shroyer. Nacionalidade: EUA, 2004.





Ao saber da morte de Lorraine, a sua mãe ausente, Pursy Will (Johansson) deixa a sua existência vazia na Flórida para assistir ao funeral em New Orleans. Mas chega tarde demais. E a casa que pensava que Lorraine lhe tinha deixado apenas a ela, está ocupada por dois alcoólicos: Bobby Long (Travolta), um ex-professor de literatura inglesa de 49 anos e Lawson Pines (Macht), um aspirante a escritor.


No impulso dos seus 18 anos, Pursy decide ficar. E a relação entre eles, que começa conflituosa e cheia de tensões, rapidamente se torna de respeito mútuo e inter-ajuda. Pursy deixa-se convencer a regressar ao liceu e, de uma forma estranha, todos acabam por recuperar, em cada um dos outros, as pessoas que perderam no seu passado.


A revolta de Pursy contra o abandono de Lorraine, cuja vida atribulada de cantora envolveu drogas e demasiados homens, contrasta com o amor sentido por todos aqueles que a conheceram de perto. Pursy descobre que as memórias que inventou para si própria, acerca da sua infância e da sua mãe têm um fundo de verdade. Mas só no final Pursy assume a sua curiosidade sobre ela, na ânsia de se definir a ela própria.


O filme centra-se nas relações, frágeis pelos segredos que as mantêm, mas que também ameaçam destruí-las. Todos estão a fugir de uma vida e à procura de outra, partilhando o medo da perda e da solidão. Refugiado no álcool, na guitarra e nas citações literárias, Bobby pressiona Lawson para escrever a sua biografia e vive através dele, como um pai parasita, os sonhos que ele já deixou de guardar para si mesmo.


A representação de Travolta é impressionantemente bela, num dos seus melhores trabalhos de sempre. E conta com o forte apoio de uma Johansson aguerrida e o mais profunda possível dado o papel pouco espesso e um Macht sensível e seguro na insegurança de Lawson.


Infelizmente, a realizadora/argumentista Shainee Gabel baralha-se entre o que deve mostrar e o que deve esconder. As revelações não nos surpreendem, e os supostos “golpes” na história são bastante previsíveis. Felizmente, há momentos perfeitos, onde o ambiente, o tempo e o espaço se conjugam de uma forma irrepreensível. Entre uns e outros, e ao contrário de um bom jazz, o ritmo estende-se por demasiado tempo.


“A Love Song for Bobby Long”, baseado no livro de Ronald Everett Capps “Off Magazine Street”, precisava, e merecia, um toque mais desesperado na demanda de um sentido para a vida. Mas apesar das suas falhas, e dos constantes avisos acerca do tempo em New Orleans, nada nos consegue afastar da mística da cultura cajun e de toda a inebriante musicalidade daquela cidade de cores quentes.






CITAÇÕES:


“Winter never feels truly at home in New Orleans. An unwelcomed visitor that shows up long enough to remind us of what we're missing, then leaves us just in time for us to forget again.”
GABRIEL MACHT (Lawson Pines)

“Happiness makes up in height for what it lacks in length.”
ROBERT FROST (1874-1963)

“He can make a lovely corpse!”
CHARLES DICKENS (1812-70)


“We cannot tear out a single page of our lives, but we can throw the whole book in the fire.”
GEORGE SAND (1804-76)


“We die only once, and for such a long time.”
MOLIÈRE (1622-73)

“Friend, my enemy, I call you out. You, you, you there with a bad thorn in your side. You there, my friend, with a winning air. Who pawned the lie on me when he looked brassly at my shyest secret. With my whole heart under your hammer. That though I loved him for his faults as much as for his good. My friend were an enemy upon stilts with his head in a cunning cloud.”
DYLAN THOMAS (1914-53)