Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front ***

02.03.12, Rita

Realização: Marshall Curry e Sam Cullman. Género: Documentário. Nacionalidade: EUA / Reino Unido, 2011.





A Earth Liberation Front marcou o movimento ambientalista dos anos 90 nos Estados Unidos, quando os protestos pacíficos deram lugar a actos de desobediência civil, que culminaram em fogos postos e destruição de propriedade privada associada a abusos ambientais e que levaram à condenação por terrorismo de alguns dos seus elementos.


Motivados pela impotência das armas de luta civil que são colocadas à disposição dos cidadãos e pela frustração de não conseguirem fazer-se ouvir numa estrutura social viciada pelo capitalismo, jovens idealistas, por ventura ingénuos e bastante perseverantes, alvos também de uma autoridade violenta, enveredaram por acções extremas e dificilmente justificáveis.


O documentário de Marshall Curry e Sam Cullman é cuidadosamente equilibrado nos pontos de vista que apresenta. Os testemunhos dos intervenientes de ambos os lados surgem já tingidos do cinzento que em tempos foi branco ou preto. No final, fica ainda por definir se é mesmo de terrorismo que estamos a falar.