Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Neds ***

14.05.11, Rita

Realização: Peter Mullan. Elenco: Conor McCarron, Gregg Forrest, Gary Milligan, Joe Szula, Richard Mack, Peter Mullan, Marianna Palka, Mhairi Anderson. Nacionalidade: Reino Unido / França / Itália, 2010.





Na Glasgow de 1972, um jovem tenta escapar à imobilidade social que a classe (trabalhadora) a que pertence parece estar votada. Utilizando a sua inteligência como arma, rapidamente se dá conta que o seu universo (pais, colegas, escola) estão determinados a condená-lo ao padrão de comportamento que esperam dele.


Um pai abusivo e alcoólico, uma mãe submissa, um irmão delinquente, e a brutalidade dos gangs sociopatas que rodeiam o seu quotidiano, todos contribuem para a sua humilhação e desvalorização. E quando John (Conor McCarron) cede finalmente à raiva e à agressividade da sua afirmação como indivíduo, e se torna também ele um NED (Non-Educated Delinquent), apenas um professor manifesta alguma frustração perante o desperdício do seu potencial.


Combate-se a alienação com uma rebeldia sem direcção. O pequeno poder dos impotentes manifestando-se através de extrema violência. Como animais presos numa jaula da qual não são capazes de fugir, e impedindo a luta de qualquer um que se atreva sequer a imaginá-lo possível.


Mullan sabe do que fala e, não fosse pelo desnecessariamente poético final, ainda sentiria o murro no estômago.