Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Blue Valentine ***

25.02.11, Rita

Realização: Derek Cianfrance. Elenco: Ryan Gosling, Michelle Williams. Nacionalidade: EUA, 2010.





Entre o passado e o presente, entre a facilidade do começo e a dificuldade do fim, entre a paixão imediata e o longo e doloroso processo de abandonar aquilo em que se depositaram todas as expectativas, “Blue Valentine” acompanha Dean (Ryan Gosling) e Cindy (Michelle Williams). de uma relação inevitável a uma relação para além do remediável.


Dentro de uma patológica dinâmica de casal, onde todas as concessões e as consecutivas desilusões se transformaram em rancor, e o que é pensado mas não dito se transformou em desconforto, uma discussão insignificante passa a significar o fim de tudo. E o quarto de motel escolhido por Dean para uma escapadela romântica (apropriadamente sob o tema “Futuro”), e que surge como a desesperada e derradeira tentativa para salvar o irrecuperável, é decadente, como decadente é a sua relação.


As diferenças que coloriram o início transformam-se em abismos intransponíveis. E o caminho, que se queria comum, diverge agora com objectivos irreconciliáveis. Lutar pelo passado só porque é passado é tão sem sentido como desistir do presente por preguiça. Um resultado triste e sem esperança.


“You always hurt the ones you love...”