Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

The Fighter ***1/2

16.02.11, Rita

Realização: David O. Russell. Elenco: Mark Wahlberg, Christian Bale, Amy Adams, Melissa Leo, Jack McGee, Mickey O'Keefe. Nacionalidade: EUA, 2010.





Sem aspirações a metáfora generalista, “The Fighter” é um biopic sobre o pugilista Micky Ward (Mark Wahlberg) e o seu percurso desde Lowell, um subúrbio operário de Boston, até ao êxito profissional.


Dominado por uma mãe (Melissa Leo), que insiste em gerir a sua carreira, e pelo meio-irmão Dicky (Christian Bale), que insiste em ser seu treinador apesar da sua irresponsabilidade e do seu pouco saudável interesse pelo crack, Micky submete-se às escolhas que os outros fazem por ele, parecendo ser o único que não quer explorar o seu próprio talento.


Com e entrada em cena de Charlene (Amy Adams), e por insistência do seu pai (Jack McGee) e do seu preparador físico (Mickey O'Keefe interpretando-se a si mesmo), Micky terá, eventualmente, de assumir a responsabilidade pela sua própria vida.


“The Fighter” é, antes de mais, um drama familiar sobre escolhas difíceis e oportunidades perdidas. Com a atenção focada nas suas personagens, beneficiando todas elas de fortes interpretações, as cenas de boxe acabam por ser, curiosamente, as mais mornas.


Especialmente por Christian Bale: em perfeito domínio do seu talento.