Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

A Woman Under The Influence ****

08.08.05, Rita

Realização: John Cassavetes. Elenco: Peter Falk, Gena Rowlands. Nacionalidade: EUA, 1974.





Amar uma pessoa é aceitá-la. Mas, se essa pessoa se desintegra psicologicamente, quais são os pedaços que devemos salvar?

“A Woman Under The Influence” é um belíssimo filme, genialmente interpretado, sobre o limite da sanidade, o limite do desespero, o limite do amor.


John Cassavetes apresenta-nos um casal de classe média: Mabel (Gena Rowlands) e Nick (Peter Falk). Nick trabalha na construção civil, onde é explorado com vários turnos seguidos. Mabel despacha os três filhos para casa da sua mãe para ter uma noite romântica com Nick. Ele fica retido no trabalho, Mabel começa a descer ao abismo da demência latente.


O esforço desmesurado em cumprir com as exigências dos outros, a diferentes níveis, nem sempre é um processo pacífico. Por vezes, apenas a loucura permite enfrentar a suposta sanidade de uma sociedade que elevou os mais loucos princípios à categoria de valores.


Mabel é espontânea, no seu afecto, na sua alegria, na sua ansiedade, na sua tristeza. E é isso que lhe é condenado. Características que nos vão depreciando à medida que crescemos, porque se impõe o controlo, o comedimento, o fingimento.


Nick, em contrapartida, é o normal, o responsável, o equilibrado. Mas é ele que diz “não” ao patrão, mas depois acede humilde. É ele que tem explosões agressivas com a sua família e amigos. É dele, afinal, que temos medo. Não da “loucura” de Mabel.


Mas entre eles e ao seu redor existe amor, um amor que quer salvar, mas também um amor que, felizmente, aceita a possibilidade de condenação.






CITAÇÕES:


“I make a jerk out of myself every day.”
GENA ROWLANDS (Mabel Longhetti)


TRIVIA:


Gena Rowlands foi nomeada para o Oscar de Melhor Actriz, mas perdeu-o para Ellen Burstyn, por “Alice Doesn't Live Here Anymore”, de Martin Scorsese.


A mãe de Mabel é representada pela própria mãe de Gena Rowlands, enquanto a mãe de Nick é representada pela mãe de John Cassavetes, ou seja, a sogra de Rowlands.