Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

La Nana ****

28.11.10, Rita

Realização: Sebastián Silva. Elenco: Catalina Saavedra, Claudia Celedón, Alejandro Goic, Andrea García-Huidobro, Agustín Silva, Mariana Loyola, Anita Reeves, Mercedes Villanueva, Delfina Guzmán, Luis Dubó. Nacionalidade: Chile / México, 2009.





Raquel (Catalina Saavedra) trabalha e vive em casa de uma família desde os 16 anos. Tendo criado os dois filhos do casal, é um elemento indispensável no seu dia-a-dia, mas nunca chega a sentir-se de facto como um membro da família.


Raquel é uma alma perdida e torturada sem outra vida que não a da casa, sem outras pessoas que não aquelas, que a tomam por garantida. De uma rigidez estóica, a simples possibilidade de sair do seu papel gera um imediato desconforto. Tendo-se definido pelo trabalho que faz, uma ameaça à sua posição de (artificial) autoridade é um atentado à sua identidade. O seu instinto de defesa revela-se neurótico e imprevisível.


Da experiência pessoal do realizador/argumentista, “La Nana” é uma tragi-comédia sobre a solidão e o seu poder destrutivo. E sobre a compaixão como o único remédio possível.