Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

El Secreto de Sus Ojos ****1/2

15.06.10, Rita

Realização: Juan José Campanella. Elenco: Ricardo Darín, Soledad Villamil, Pablo Rago, Javier Godino, Guillermo Francella, Mario Alarcón, Carla Quevedo. Nacionalidade: Argentina / Espanha, 2009.





O livro "La Pregunta de Sus Ojos" (2005) de Eduardo Sacheri serve de base ao último filme do realizador de “El Hijo de la Novia” e de “Luna de Avellaneda”, e que lhe valeu o prémio de Melhor Filme de Língua Não Inglesa na última edição Óscar ®.


Com este curriculum, “El Secreto de Sus Ojos” poderia facilmente ter desiludido, mas a hábil mistura de policial, romance e comédia que o argumento conjunto de Sacheri e Campanella conseguiu, produziu uma das surpresas desta Primavera. Dos geniais diálogos, aos planos de tirar a respiração, passando por interpretações infalíveis, sai-se da sala com a fome de cinema totalmente saciada.


As fotografias falam. Verdade e mentira. Escondem um instante ou plantam memórias enganadoras. Se não nos lembrarmos do que vivemos, teremos de facto vivido? Fugir do amor é fugir da vida?


A pensar em todos os “e se…” que podiam ter sido acabaremos com milhões de passados e sem futuro. O que nos sobra são recordações. Cabe-nos a nós escolhermos lembrar as boas.