Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Alice In Wonderland **1/2

11.03.10, Rita

Realização: Tim Burton. Elenco: Mia Wasikowska, Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Anne Hathaway, Crispin Glover, Matt Lucas, Stephen Fry, Michael Sheen, Alan Rickman. Nacionalidade: EUA / Reino Unido / Nova Zelândia, 2009.





O mundo de fantástico de Alice no País das Maravilhas parecia ser o cenário perfeito para Tim Burton espraiar a sua criatividade e a sua paixão por personagem extremas e bizarras. Bem... nem tanto.


“Alice In Wonderland” sofre de um problema insolúvel: a história. De uma forma mais ou menos profunda, quase toda a gente a conhece, e uma nova abordagem só é verdadeiramente justificada quando se acrescenta e/ou melhora alguma coisa. Com este filme, Burton parece ter apenas teimado em colocar a sua marca em algo que, indubitavelmente, terá tido um papel importante no desenvolvimento da sua imagética. Para isso, tornou-a um pouco mais gótica e gore, mas (talvez para manter o critério etário de distribuição) não o suficiente para nos conduzir para o maravilhoso mundo de um “Nightmare Before Christmas” ou um “Corpse Bride”.


Em termos de animação, e apesar da riqueza dos cenários e personagens, “Alice In Wonderland” é inconsistente num leque que se abre do “muito bom” ao “sofrível” (falo aqui da versão 2D). No campo da interpretação, a jovem Mia Wasikowska (cujo verdadeiro talento pode ser testemunhado na primeira temporada da série In Treatment) é totalmente ofuscada por todos outros actores, que, verdade seja dita, beneficiam de personagens muito mais interessantes.


Com um humor que faz, a momentos, lembrar “Beetlejuice”, este filme é uma obra menor de um realizador que nos trouxe já muitas obras perfeitas. Digamos que os 2,5 são pelo seu curriculum.