Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Shutter Island ***

10.03.10, Rita

Realização: Martin Scorsese. Elenco: Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Max von Sydow, Michelle Williams, Emily Mortimer, Patricia Clarkson, Jackie Earle Haley, Ted Levine, John Carroll Lynch, Elias Koteas. Nacionalidade: EUA, 2010.





Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) é convocado para conduzir uma investigação num hospital psiquiátrico prisional situado numa ilha rochosa da costa leste dos Estados Unidos. Acompanhado pelo seu novo colega Chuck (Mark Ruffalo), são encarregues pelos responsáveis da instituição (Ben Kingsley e Max Von Sydow) de encontrar uma paciente/criminosa que parece ter desvanecido em pleno ar. Após a recente morte da sua mulher, Daniels está decidido a resolver o mistério, e pelo caminho, acertar as suas contas pessoais.


“Shutter Island” é um daqueles filmes que exigia um argumento extremamente cuidadoso na forma como a informação é revelada (para que seja credível) e no momento escolhido para o fazer (para que seja eficaz). E é no trabalho de Laeta Kalogridis, que adapta o livro de 2003 de Dennis Lehane (autor dos também adaptados ao cinema Mysitc River e Gone Baby Gone), que reside o ponto fraco.


Mas, se nos tornámo exigentes com Scorsese, a culpa é quase toda dele. Por isso, se não louvamos “Shutter Island” acima do bom, mesmo com o fabuloso elenco, a belíssima e soturna fotografia de Robert Richardson e a intensidade dos ambientes, é porque ele nos habituou ao excelente.













1 comentário

Comentar post