Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

A Single Man ****1/2

05.03.10, Rita

Realização: Tom Ford. Elenco: Colin Firth, Julianne Moore, Nicholas Hoult, Matthew Goode, Jon Kortajarena. Nacionalidade: EUA, 2009.





Situado na América de meados dos anos 60 e abordando a problemática da exclusão homossexual, “A Single Man” é tudo menos um panfleto. A adaptação do livro de 1964 de Christopher Isherwood é um absorvente monólogo interno de um homem (Colin Firth) decidido a suicidar-se após a morte do seu companheiro de 16 anos (Matthew Goode). A rotina vazia e sem sentido que lhe resta tornando insuportável a máscara que se todos os dias se vê obrigado a colocar.


Tom Ford co-escreve o argumento, produz e realiza aquela que me parece ser, indubitavelmente, a melhor estreia do ano. Como estilista e homem da estética, há no seu olhar um cuidado pormenorizado com a luz, as cores, as texturas, associando-as às emoções ou fazendo a distinção entre as várias tonalidades da vida presente e das memórias.


Mas esta atenção não o dispersa do essencial, das personagens e da narrativa, ambos brilhantemente construídos, com densidade e sem pressas (mesmo Julianne Moore, com o seu pouco tempo de ecrã nos dá uma história pessoal cheia de dor e desilusão). Colin Firth nunca esteve tão forte e tão vulnerável, tão subtil e tão devastador. E nunca esteve tão bonito também.


Como enfrentar a maior e mais insuportável das dores? Descobrindo algo pelo qual viver, mesmo que seja algo simples, mesmo que ninguém lhe dê importância.



P.S. - A banda sonora, a cargo do compositor polaco Abel Korzeniowski, será talvez uma das ausências mais puníveis da edição deste ano dos Oscar.