Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Precious: Based on the Novel ‘Push’ by Sapphire ****

04.03.10, Rita

Realização: Lee Daniels. Elenco: Gabourey Sidibe, Mo'Nique, Paula Patton, Mariah Carey, Sherri Shepherd, Lenny Kravitz, Stephanie Andujar, Chyna Layne, Amina Robinson, Xosha Roquemore, Angelic Zambrana, Aunt Dot, Nealla Gordon. Nacionalidade: EUA, 2009.





Antes de se tornar a escritora Sapphire, Ramona Lofton trabalhou como assistente social e professora de literacia, experiência que utilizou para o seu primeiro romance ‘Push’ de 1996 (os seus trabalhos anteriores são no campo da poesia), que retrata uma jovem de 16 anos presa num ciclo de violência e exclusão social.


A adaptação desta obra ao cinema pela mão do argumentista Geoffrey Fletcher e do realizador Lee Daniels assume uma abordagem que tem tanto de realista como de cuidadoso respeito pelas suas personagens, não se detendo voyeuristicamente nos detalhes escabrosos. Da mesma forma que Claireece "Precious" Jones foge da sua sórdida realidade para o um mundo imaginário, também o espectador é “salvo” de ver (ainda que não de saber).


Numa sociedade que apenas premeia o extraordinário, “Precious” é uma viagem – duríssima – a caminho da normalidade, onde a possibilidade de uma vida e de uma vida onde exista alguma forma de felicidade não são dados adquiridos.


Duas interpretações poderosíssimas: a castradora (Mo'Nique) e a libertadora (Gabourey Sidibe), ilustram o horror mas também a esperança de um dia novo, sem lágrimas.