Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

An Education **1/2

03.03.10, Rita

Realização: Lone Scherfig. Elenco: Carey Mulligan, Peter Sarsgaard, Dominic Cooper, Rosamund Pike, Olivia Williams, Alfred Molina. Nacionalidade: Reino Unido, 2009.





Nick Hornby (autor de High Fidelity e About A Boy) adapta o livro de memórias de Lynn Barber, um coming-of-age na Londres de 1961, que Lone Scherfig (“Italiensk for Begyndere”, “Wilbur Wants to Kill Himself”) filma com uma delicada sensibilidade.


Jenny (uma emotiva interpretação de Carey Mulligan), tem os sonhos ingénuos da infância mas também a sede de descobrir um mundo diferente, onde não tenha de estar sujeita aos absurdos condicionalismos de uma sociedade onde o feminismo é ainda um conceito revolucionário. Mesmo a possível ida para a universidade de Oxford parece fazer parte do “grande esquema”, apenas camuflando o subjacente objectivo de encontrar um marido.


Danny (Peter Sarsgaard), um homem com pelo menos o dobro dos 16 anos de Jenny, detém a chave para o mundo que Jenny quer conhecer. Uma mulher inteligente e uma rapariga tonta, uma mulher sensata e uma jovem egoísta. Jenny é, ao mesmo tempo, um produto e uma produtora da sua época.