Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

The Road ****

21.01.10, Rita

Realização: John Hillcoat. Elenco: Viggo Mortensen, Kodi Smit-McPhee, Charlize Theron, Robert Duvall, Guy Pearce, Molly Parker, Michael Kenneth Williams. Nacionalidade: EUA, 2009.





Sem ter lido o livro de Cormac McCarthy posso apenas imaginar que ele seja ainda mais duro que a adaptação de Joe Penhall e John Hillcoat (“The Proposition”).


Na pálida (e cinzenta) amostra de mundo que resta após uma catástrofe não identificada, um homem (Viggo Mortensen) tenta, a todo o custo, salvar a vida do seu filho (Kodi Smit-McPhee). Depois de a mãe (Charlize Theron) ter desistido perante a perspectiva de pilhagens, violações e canibalismo motivados pelo desespero e a fome, os dois homens seguem em direcção a sul e à costa, na esperança de que o mar seja mais do que cinza e pó. Correndo, escondendo-se e passando fome, eles sobrevivem na desolação – o pai motivado pelo filho, o filho pela noção de bem.


“The Road” não tem os exactos elementos de thriller apocalíptico nem os efeitos visuais que Hollywood nos tenta vender pelo menos uma vez por ano, mas é pleno de tensão e de uma envolvência quase dolorosa. Às exigências física e emocional, Viggo Mortensen responde com excelência, e o jovem australiano de 13 anos Kodi Smit-McPhee, com uma intensidade e intuição que não lhe ficam atrás.


O amor é o motor, a força, a saída, o fogo que compete a cada um guardar e carregar dentro de si. E ainda que o mundo possa, de facto, chegar ao limite do possível, o único caminho que vale a pena percorrer é o da a empatia e compaixão – o ser (verbo) humano.