Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

(500) Days of Summer ****1/2

16.11.09, Rita

Realização: Marc Webb. Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Zooey Deschanel, Geoffrey Arend, Chloe Moretz, Matthew Gray Gubler, Clark Gregg. Nacionalidade: EUA, 2009.





O autismo do sofrimento amoroso, onde só se recorda o que havia de bom, onde se insiste num futuro condenado pela unilateralidade do sentimento.


Marc Webb trabalha o argumento de Scott Neustadter e Michael H. Weber com uma refrescante originalidade e humor. Adicionando o cuidado com a componente musical que ilustra a evolução (não cronológica) daquilo que nos avisam, desde o início, não se tratar de uma história de amor, “(500) Days of Summer” corre o sério risco de se tornar um filme de culto, na linha de “Eternal Sunshine of the Spotless Mind”.


Gostar da mesma música (ajuda se for The Smiths: ...to die by your side, is such a heavenly way to die...), ter a liberdade para se ser tonto (gritar “Pénis!” no meio de um jardim, por exemplo), experimentar mobiliário no IKEA como se estivéssemos em nossa casa. Amor é tudo isto. Mas é, sobretudo, um grande (e perfeito) acaso, completamente dependente do discernimento em reconhecer a possibilidade de felicidade nos olhos de outra pessoa.






”The following is a work of fiction. Any resemblance to persons living or dead is purely coincidental. Especially you Jenny Beckman. Bitch.”

[Author's Note]