Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

The Edge of Love **

19.05.09, Rita

Realização: John Maybury. Elenco: Matthew Rhys, Keira Knightley, Sienna Miller, Cillian Murphy. Nacionalidade: Reino Unido, 2008.





“The Edge of Love” é daqueles filmes que, tendo praticamente tudo a seu favor, desfalece sem deixar qualquer marca no espectador. O ponto de partida é a vida emocionalmente atribulada do poeta galês Dylan Thomas (Matthew Rhys), e da sua relação com a mulher Caitlin MacNamara (Sienna Miller) e a antiga paixão de juventude Vera (Keira Knightley).


Na Londres de 1941, Dylan Thomas partilha a vida com Caitlin, mas as palavras que escreve são-lhe inspiradas por Vera. Quando as duas mulheres se conhecem a simpatia mútua é imediata e entre os três cria-se uma ambígua situação de triângulo amoroso, ainda que não sexualmente consumado, e que apenas consegue algum equilíbrio quando Vera conhece um jovem soldado, William (Cillian Murphy).


O argumento de Sharman Macdonald (mãe de Knightley − fica no ar até que ponto terá sido o nome da filha a vender o projecto e a chamar o restante elenco) apoia-se na verdade com a presunção de que isso seria suficiente. No entanto, aos factos que relata falta-lhe a chama característica das relações destrutivas, onde o amor é posto em causa pelo ciúme e a amizade pela traição.


Apesar de conseguir construir belos planos, o realizador de “The Jacket” faz muito pouco com o texto de Macdonald. A narrativa, que poderia bem ser temperamental à semelhança de Dylan, arrasta-se em cenas onde nada acontece e nada muda, numa colagem de pequenos episódios.


Apesar da semelhança física de Matthew Rhys, nas interpretações é Miller que se destaca: pelo esgotamento do corpo e do espírito, pela desilusão com um ideal amoroso que apenas sobrevive em poemas.






CITAÇÕES:


“Caitlin MacNamara − Touch her and I'll kill you.
Dylan Thomas − Caitlin's territory, is it?
Caitlin MacNamara − Caitlin's friend.”
SIENNA MILLER (Caitlin MacNamara) e MATTHEW RHYS (Dylan Thomas)