Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

How To Lose Friends & Alienate People *

31.12.08, Rita


 

Realização: Robert B. Weide. Elenco: Simon Pegg, Kirsten Dunst, Jeff Bridges, Danny Huston, Gillian Anderson, Megan Fox, Miriam Margolyes. Nacionalidade: Reino Unido, 2008.



 



 

Sidney Young (Simon Pegg) é um jornalista que, desde sua casa, gere a pequena revista Post-Modern Post, brandindo a espada da verdade sem medo das consequências, como se fosse um herói povo. Arranjando as mais diversas artimanhas, Sidney infiltra-se nas festas de celebridades, para logo a seguir as denegrir nas páginas da sua publicação. Incapaz de criar empatia com quem quer que seja e alvo de constantes humilhações, Sidney consegue, no entanto, impressionar o editor americano Clayton Harding (Jeff Bridges), que lhe oferece um emprego na sua famosa revista Sharp's. A personalidade agressiva de Sidney não se atenua do outro lado do oceano e a única pessoa capaz de o tolerar é a sua colega Alison (Kirsten Dunst). Profissionalmente, Sidney está decidido em manter a sua neutralidade e acidez, mas envergonhado até à submissão às mãos da poderosa publicista Eleanor Johnson (Gillian Anderson), rapidamente se dá conta de que o “sistema” tem aliciantes que nem ele consegue resistir. Um deles é a mais recente starlet Sophie (Megan Fox).


 

Baseado nas memórias do jornalista britânico Toby Young e na sua tumultuosa experiência laboral na revista Vanity Fair, “How to Lose Friends & Alienate People” incorpora a mesma superficialidade do mundo de celebridade que retrata. Linhas narrativas que vão surgindo vão sendo abruptamente abandonadas e um humor negro (só ocasionalmente cómico) ao qual o argumento de Peter Straughan não soube dar a necessária anarquia.


 

Simon Pegg beneficia de uma grande expressividade cómica, mas o dilema entre manter a sua dignidade e resignar-se a uma vida de pobreza ou vender-se por uma vida de luxos parece nunca surgir na mente da sua personagem.


 

Sem sequer abordar a raiz do fascínio da “celebridade” que nos faz querer olhar e aproximar, o realizador Robert B. Weide limitou-se a uma redundante previsibilidade. Num olhar que se gostaria crítico, “How to Lose Friends & Alienate People” é apenas inconsequente.