Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Entre Ses Mains ***

14.10.05, Rita

Realização: Anne Fontaine. Elenco: Benoît Poelvoorde, Isabelle Carré, Jonathan Zaccaï, Valérie Donzelli, Bernard Bloch, Véronique Nordey. Nacionalidade: França / Bélgica, 2005.





Claire (Isabelle Carré) trabalha numa companhia de seguros, onde conhece Laurent (Benoît Poelvoorde), um veterinário que veio fazer a participação de uma inundação no seu consultório. Claire tem uma vida harmoniosa com o marido Fabrice (Jonathan Zaccaï) e com a filha de ambos, mas não consegue controlar o profundo fascínio que Laurent exerce sobre ela, e rapidamente a relação entre os dois assume um carácter mais pessoal.


Laurent desperta em Claire o seu desejo adormecido por uma vida de hábitos, libertando-a. Mas a possibilidade de Laurent ser o serial killer do bisturi que tem aterrorizado a cidade de Lille parece não dissuadir Claire. Antes exerce sobre ela um efeito perigosamente magnético.


Anne Fontaine (“Natalie...”, 2003) disseca esta relação ao pormenor, mostrando-nos as mutações do comportamento de um em relação ao outro, da sua tomada de consciência dos seus próprios sentimentos. De uma forma dolorosa para ambos, assistimos a um jogo de toca e foge e de submissão.


A adaptação do livro “Les Kangourous” de Dominique Barbéris ganha com duas interpretações cheias de sensibilidade e intensidade. Isabelle Carré e Benoît Poelvoorde fazem um óptimo trabalho de composição nesta história de um amor proibido: ele não se permite amá-la, por não saber como fazê-lo; ela por não poder/dever.


Mas o fascínio da bela pelo monstro criará em Claire a ilusão de poder salvá-lo, tornando-o “belo”. E é por isso que ela que se coloca nas mãos dele. A secular competição feminina, na eterna tentativa da mulher provar que é diferente de todas as outras.






CITAÇÕES:


“On connait jamais personne.”
BENOÎT POELVOORDE (Laurent Kessler)