Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Le Tueur ***

17.12.08, Rita

Realização: Cédric Anger. Elenco: Gilbert Melki, Grégoire Colin, Mélanie Laurent, Sophie Cattani, Xavier Beauvois. Nacionalidade: França, 2007.





Dimitri Kopas (Grégoire Colin) é um assassino contratado para uma missão em Paris: matar o homem de negócios Léo Zimmermann (Gilbert Melki). Quando Dimitri visita Léo no seu escritório, ele percebe o que o espera e explica a Dimitri que está prestes a finalizar um investimento que assegurará a vida da sua filha de oito anos. Léo sabe que a Sylvia (Sophie Cattani), a sua mulher, tem um caso com o seu sócio Xavier Franzen (Xavier Beauvois), e não consegue suportar a ideia de Xavier educar a sua filha. Assim, Léo propõe que Dimitri o deixe vivo por mais dois dias para terminar o negócio em troca de colaborar com ele e ser uma vítima fácil. Dimitri aceita o acordo, colocando a filha de Léo sob ameaça, e aproveitando o tempo que lhe sobra para conhecer melhor a jovem modelo Stella (Melanie Laurent).


“Le Tueur” não é exactamente um thriller, é antes um character study sobre, por um lado, o que faz um homem nos seus últimos momentos de vida, e, por outro, o que faz um assassino para matar o tempo.


O argumentista-realizador Cédric Anger, na sua estreia nas longas-metragens, filma com a calma necessária para que percebamos a complexidade das suas personagens, através de acções e decisões que os definem. Ao contrário do quem tem vindo a ser habitual, Paris está particularmente soturna e cinzenta, permitindo-nos concentrar nos indivíduos. Fazendo uso de alguns específicos momentos de humor, o desenrolar da narrativa consegue ser simultaneamente inesperado e inevitável. Nenhum final poderia ser mais satisfatório.


“Le Tueur” conta com duas excelentes interpretações. Gilbert Melki (“La Raison du Plus Faible”, “Très Bien, Merci”) é paranóico e dependente, nervoso e carinhoso, nunca perdendo a sua coerência interna. Grégoire Colin (“Sex is Comedy”, “Voleurs de Chevaux”) é um homem reduzido à sua profissão, tão condicionado a não deixar provas da sua presença que se torna praticamente invisível para si mesmo. É através do olhar de Stella que ele começa a ver a pessoa que quer ser.


Raramente quando olhamos para alguém estamos de facto a VER essa pessoa. A maioria das vezes estamos apenas a vermo-nos a nós mesmos. Os pre-conceitos que reflectimos no outro só são eliminados na presença de uma forte disponibilidade emocional. Por outro lado, é frequentemente preciso um outro olhar, de fora, para percebermos que o limite que nos impusemos não está fixo. É esse o olhar do afecto.