Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Entre os Dedos *

27.11.08, Rita

Realização: Tiago Guedes e Frederico Serra. Elenco: Filipe Duarte, Isabel Abreu, Lavínia Moreira, Paula Sá Nogueira, Gonçalo Waddington, Fernanda Lapa, Luís Filipe Rocha, João Pedro Vaz. Nacionalidade: Portugal, 2008.





Após um acidente na obra onde trabalha e que motivou a morte de um colega, Paulo (Filipe Duarte) é despedido por ter feito uma queixa da segurança. Lúcia (Isabel Abreu), a mulher de Paulo, está farta de carregar a família aos ombros com o seu emprego em serviços de limpeza. Bela (Lavínia Moreira), a irmã de Paulo, duplica o seu trabalho de enfermeira, ao cuidar do pai reformado (Luís Filipe Rocha) e do doente terminal Nuno (Gonçalo Waddington), por sua vez incapaz de suportar o olhar dorido da mãe (Fernanda Lapa).


À semelhança do anterior filme deste duo de realizadores, “Coisa Ruim”, também “Entre os Dedos” conta com o argumento do irmão de Tiago Guedes, o jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho.


A bela fotografia de Paulo Ares não chega para nos poupar a um tremendo aborrecimento, naquilo que parece ir pouco mais além de um exercício narcisista: o louvor ao miserabilismo envolvido em pretensiosismo estilístico.


Os ruídos são barulhentos, os diálogos abafados. A ausência de banda sonora deve ter um qualquer propósito, como seja captarmos a desolação que é a vida destas personagens. A mim fica-me apenas a parecer que não sabem usá-la.


O desperdício do talento (incluindo os brevíssimos Adriano Luz, Nuno Lopes e Eunice Muñoz) na vacuidade de uma narrativa sem vontade de ser contada.


Apregoar símbolos tem muito pouco valor quando aquilo que possibilita envolvermo-nos no universo de estranhos é a capacidade de quem está do lado de lá saber contar bem uma história. Não é esse o caso.


E mais uma vez o cinema português a deixar-me desconsolada.
Não me apetece dizer mais.
















1 comentário

Comentar post