Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

estoril film festival ’ 08

03.11.08, Rita




O Estoril Film Festival regressa este mês para a sua segunda edição. Sob a direcção de Paulo Branco, este festival trará a concurso 14 obras, entre as quais “4 Copas” de Manuel Mozos (Portugal), “35 Rhums” de Claire Denis (França) ou “El Cant dels Ocells” de Albert Serra (Espanha). Do júri farão parte a actriz Catherine Deneuve, a escultora basca Cristina Iglesias, o artista plástico Julião Sarmento, e os escritores Paul Auster e J.M. Coetzee.


Entre os dias 14 e 22 de Novembro será também possível assistir, fora de competição, a filmes como “Vicky Cristina Barcelona” de Woody Allen (EUA), “Nuit de Chien” de Werner Schroeter (França/Portugal), “Redbelt” de David Mamet EUA), “Les Plages de Agnès” de Agnès Varda (França) ou “Rachel Getting Married” de Jonathan Demme (EUA).


A sessão de abertura, a ter lugar dia 14 no Centro de Congressos do Estoril, fica a cargo de “Mesrine: L’Instinct de Mort”, um filme de Jean- François Richet, em antestreia, que contará com a presença do actor Vincent Cassel.


A obra do realizador Tim Burton será objecto de um retrospectiva e o recentemente falecido Paul Newman será também homenageado no festival, a par do realizador Bernardo Bertolucci. A secção Active Criticism (15 e 16 de Novembro) reunirá um conjunto de críticos internacionais num encontro que visa discutir o papel da critica de cinema. E, à semelhança do ano passado, as distribuidoras terão também o seu espaço com o Encontro Europa Distribution.


As sessões distribuir-se-ão pelo Casino do Estoril, Teatro Mirita Casimiro e Centro de Congressos do Estoril, sendo que neste último estará também patente uma exposição de fotografia François-Marie Banier.


Os bilhetes avulso custarão 3,00 euros, estando também disponível um passe que dá acesso a todas as sessões.


Todos os detalhes aqui.