Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Ciclo “A GUERRA FRIA NO ECRÔ

01.11.08, Rita




A década de 60. Os EUA de um lado e a União Soviética do outro. E um jantar pelo meio. Esta é a proposta do Bacalhoeiro para o mês de Novembro. Todas as terças-feiras entre as 21h e as 24h, com a sessão a decorrer às 22h30.


É este o programa (retirado daqui):



4 Novembro

“As Sombras dos Antepassados Esquecidos” (TENI ZABYTYCH PREDKOV), de Serguei Paradžanov (URSS, 1965, 97’), V.O. ucraniano, legendas português.

Numa aldeia perdida nos Cárpatos, consuma-se a história de amor-paixão entre Ivan e Maricka. Baseado num conto do escritor ucraniano Kocjiubinskji, este filme revelou o talento visionário do arménio Paradžanov. Ao longo do filme o amor entre os dois jovens converte-se numa paixão mórbida: somente depois de inúmeras peripécias conseguem unir-se na morte. Dividido em 12 capítulos, o filme investiga o folclore nacional transfigurando-o com uma espantosa força visual.

11 Novembro

“A Infância de Ivan” (IVANOVO DETSTVO), de Andrej Tarkovskij (URSS, 1962, 90', p/b), V.O. russo, legendas português.

Durante a II Guerra Mundial, Ivan, um rapaz de doze anos órfão de guerra, dividido entre o ódio e a necessidade de protecção, afeiçoa-se a três soldados da Armada Vermelha que o utilizam como estafeta na frente de combate. Na sua última missão o rapaz assiste à morte dos seus três amigos. O filme, afastando-se dos cânones formais do realismo soviético, foi duramente criticado pelo estabilishment russo na época da sua estreia, por não exaltar o espírito patriótico dos soldados russos.

18 Novembro

“Sombras” (Shadows), de John Cassavetes (USA, 1959, p/b, 81'), V.O. Inglês, legendas português.

Acompanhado pelas notas jazz de Charles Mingus, o filme estreia de Cassavetes conta a história de três irmãos negros, Hugh, Bem e Leila, e da sua relação com o mundo dos brancos. O filme foca a atenção no paradoxo da diferença racial entre os três irmãos e nas suas aspirações artísticas e intelectuais cujo fracasso será inevitável devido à mediocridade do ambiente nova-iorquino que frequentam.

25 Novembro

“América, América”, de Elia Kazan (USA, 1963, p/b, 174'), V.O. Inglês, legendas português.

Anatólia (Turquia) 1896: as minorias gregas e arménias são oprimidas pelo regime turco. O jovem grego Stavros, contra a vontade da família e das autoridades e depois de inumeráveis aventuras em Constantinopla, consegue desembarcar em Nova Iorque perseguindo o seu sonho americano. Baseado no romance da autoria do próprio realizador, “América, América” é um retrato dos imigrantes no final do século XIX.

































1 comentário

Comentar post