Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

The Incredible Hulk **1/2

26.06.08, Rita

Realização: Louis Leterrier. Elenco: Edward Norton, Liv Tyler, Tim Roth, Tim Blake Nelson, Ty Burrell, William Hurt, Christina Cabot, Peter Mensah, Lou Ferrigno. Nacionalidade: EUA, 2008.





Bruce Banner (Edward Norton) vive escondido na favela da Rocinha no Rio de Janeiro, tentando encontrar uma cura para as radiações gama de que foi vítima, no âmbito de uma experiência militar, e que envenenaram o seu sangue. Quando é localizado pelo seu arqui-inimigo, General Thunderbolt Ross (William Hurt) e a equipa chefiada pelo especialista Emil Blonsky (Tim Roth), que pretendem usar Banner como material bélico, Banner decide regressar a casa em busca da que parece ser a única hipótese de solução para o seu problema, nas mãos de um cientista (Tim Blake Nelson). Banner contará com a ajuda da sua antiga paixão, Betty Ross (Liv Tyler), filha de Ross.


Tendo claro, desde início, que se trata de um blockbuster, “The Incredible Hulk” cumpre na totalidade a exigência de entretenimento. O argumento de Zak Penn, não sendo o cúmulo da originalidade, é consistente e tem todos os ingredientes indispensáveis a um filme de acção: um herói com dilemas pessoais, um inimigo cruel, uma “donzela em apuros”, e cenas de luta com bons efeitos especiais.


Apesar do ritmo alucinante de “The Incredible Hulk”, e da tentativa de Leterrier de assegurar cada confronto com Blonski diferente e num crescendo de agressividade, há algumas cenas que se alongam demasiado. Mas enquanto a primeira perseguição pela favela nos deixa desarmados pela sua força visual, o derradeiro confronto poderá levar muitos a olharem para o relógio.


Edward Norton confere densidade emocional a Hulk (apesar de tudo, um dos heróis menos interessantes da Marvel), explorando a questão da consciência de Banner dentro de Hulk, da qual ele parece apenas recordar fragmentos, e consegue o contraste adequado entre um tímido cientista e um monstro destrutivo.


O filme de Louis Leterrier é mais violento que a versão de 2000 de Ang Lee, mas será talvez mais consensual. Leterrier homenageia anteriores incarnações do herói através do cameo de Lou Ferrigno, Hulk na série televisiva e que aqui interpreta um segurança e dá também voz à personagem verde. Stan Lee tem também direito à sua cena e até King King parece ser lembrado.


Sobretudo para os incondicionais, porque, para os outros, “The Incredible Hulk” não consegue ir muito além do cliché. No entanto, fica no ar a perspectiva de algo bem mais interessante.