Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Left Ear **

02.06.08, Rita

Realização: Andrew Wholley. Elenco: Lech Mackiewicz, Helena Malczewska, Clare Mackey, Andrea Moor. Nacionalidade: Austrália, 2007.





Boré (Lech Mackiewicz) é um emigrante polaco na Austrália que vive sob a mão pesada de uma mãe controladora. A sua relação com o sexo oposto é, na melhor das hipóteses, frustrante, e reduzida a um treino com uma boneca insuflável. A visão de uma mulher a quem Boré decide nomear Kim (Clare Mackey) colocando uma mecha de cabelo para trás da orelha esquerda impele-o numa perseguição obsessiva por um amor idealizado.


“Left Ear” é um filme que exige uma dose maciça de paciência sem que o retorno seja exactamente satisfatório. Exceptuando a perturbante interpretação de Mackiewicz, a este olhar sobre a impunidade que o amor (ou a ideia de amor) pode conferir a qualquer acto falta-lhe a urgência e o desespero desejados. Dada a expressividade do protagonista, os momentos de introspecção poderiam ter sido eficazes em metade do tempo. Repisar uma ideia é um garante de que ela chega onde tem de chegar. Mas gasta-a.


Apesar de tudo “Left Ear” é uma tentativa válida. E sem dúvida, teria dado uma boa curta-metragem.