Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

Oscar® – nomeados

22.01.08, Rita




A Academy of Motion Picture Arts and Sciences anunciou já os nomeados para a 80ª edição dos Oscar, que terá lugar a 24 de Fevereiro.


Os “suspeitos do costume” (e os novos suspeitos) receberão por e-mail o ficheiro para as apostas. E se a greve dos argumentistas não fizer mais vítimas, a noite de 24 será lá em casa.



MELHOR ACTOR PRINCIPAL
GEORGE CLOONEY por “Michael Clayton”, de Tony Gilroy
DANIEL DAY-LEWIS por “There Will Be Blood”, de Paul Thomas Anderson
JOHNNY DEPP por “Sweeney Todd The Demon Barber of Fleet Street”, de Tim Burton
TOMMY LEE JONES por “In the Valley of Elah”, de Paul Haggis
VIGGO MORTENSEN por “Eastern Promises”, de David Cronenberg

MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO
CASEY AFFLECK por “The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford”, de Andrew Dominik
JAVIER BARDEM por “No Country For Old Men”, de Ethan Coen e Joel Coen
PHILIP SEYMOUR HOFFMAN por “Charlie Wilson’s War”, de Mike Nichols
HAL HOLBROOK por “Into the Wild”, de Sean Penn
TOM WILKINSON por “Michael Clayton”, de Tony Gilroy

MELHOR ACTRIZ PRINCIPAL
CATE BLANCHETT por “Elizabeth: The Golden Age”, de Shekhar Kapur
JULIE CHRISTIE por “Away From Her”, de Sarah Polley
MARION COTTILARD por “La Vie en Rose”, de Olivier Dahan
LAURA LINNEY por “The Savages”, de Tamara Jenkins
ELLEN PAGE por “Juno”, de Jason Reitman

MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA
CATE BLANCHETT por “I’m Not There”, de Todd Haynes
RUBY DEE por “American Gangster”, de Ridley Scott
SAOIRSE RONAN por “Atonement”, de Joe Wright
AMY RYAN por “Gone Baby Gone”, de Ben Affleck
TILDA SWINTON por “Michael Clayton”, de Tony Gilroy

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
“PERSEPOLIS”, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud
“RATATOUILLE”, de Brad Bird
“SURF’S UP”, de Ash Brannon e Chris Buck David Silverman

MELHOR DIRECÇÃO ARTÍSTICA
ARTHUR MAX (Art Direction), BETH A. RUBINO (Set Decoration) – “American Gangster”
SARAH GREENWOOD (Art Direction), KATIE SPENCER (Set Decoration) – “Atonement”
DENNIS GASSNER (Art Direction), ANNA PINNOCK (Set Decoration) – “The Golden Compass”
DANTE FERRETTI (Art Direction), FRANCESCA LO SCHIAVO (Set Decoration) – “Sweeney Todd The Demon Barber of Fleet Street”
JACK FISK (Art Direction), JIM ERICKSON (Set Decoration) – “There Will Be Blood”

MELHOR FOTOGRAFIA
ROGER DEAKINS – “The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford”
SEAMUS McGARVEY – “Atonement”
JANUSZ KAMISKI - “Le Scaphandre et le Papillon”
ROGER DEAKINS – “No Country for Old Men”
ROBERT ELSWIT – “There Will Be Blood”

MELHOR GUARDA-ROUPA
ALBERT WOLSKY – “Across the Universe”
JACQUELINE DURRAN – “Atonement”
ALEXANDRA BYRNE – “Elizabeth: The Golden Age”
MARIT ALLEN – “La Vie en Rose”
COLLEEN ATWOOD – “Sweeney Todd The Demon Barber of Fleet Street”

MELHOR REALIZADOR
JULIAN SCHNABEL por “Le Scaphandre et le Papillon”
JASON REITMAN por “Juno”
TONY GILROY por “Michael Clayton”
ETHAN COEN e JOEL COEN por “No Country For Old Men”
PAUL THOMAS ANDERSON por “There Will Be Blood”

MELHOR DOCUMENTÁRIO
“NO END IN SIGHT”, de Charles Ferguson
“OPERATION HOMECOMING: WRTING THE WARTIME EXPERIENCE”, de Richard E. Robbins
“SICKO”, de Michael Moore
“TAXI TO THE DARK SIDE”, de Alex Gibney
“WAR/DANCE”, de Sean Fine e Andrea Nix

MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTAL
“FREEHELD”, de Cynthia Wade
“LA CORONA”, de Amanda Micheli e Isabel Vega
“SALIM BABA”, de Tim Sternberg
“SARI’S MOTHER”, de James Longley

MELHOR MONTAGEM
CHRISTOPHER ROUSE – “The Bourne Ultimatum”
JULIETTE WELFLING – “Le Scaphandre et le Papillon”
JAY CASSIDY – “Into the Wild”
RODERICK JAYNES – “No Country for Old Men”
DYLAN TICHENOR – “There Will Be Blood”

MELHOR FILME DE LÍNGUA NÃO INGLESA
“BEAUFORT”, de Joseph Cedar (Israel)
“DIE FÄLSCHER” (“THE COUNTERFEITERS”), de Stefan Ruzowitzky (Áustria)
“KATYN”, de Andrzej Wajda (Polónia)
“МОНГОЛ” (“MONGOL”), de Sergei Bodrov (Casaquistão)
“12”, de Nikita Mikhalkov (Rússia)

MELHOR CARACTERIZAÇÃO
DIDIER LAVERGNE e JAN ARCHIBALD – “La Vie en Rose”
RICK BAKER e KAZUHIRO TSUJI – “Norbit”
VE NEILL e MARTIN SAMUEL – “Pirates of the Caribbean: At World's End”

MELHOR BANDA SONORA ORIGINAL
DARIO MARIANELLI por “Atonement”, de Joe Wright
ALBERTO IGLESIAS por “The Kite Runner” de Marc Forster
JAMES NEWTON HOWARD por “Michael Clayton”, de Tony Gilroy
MICHAEL GIACCHINO por “Ratatouille”, de Brad Bird
MARCO BELTRAMI por ““3:10 to Yuma”, de James Mangold

MELHOR CANÇÃO
FALLING SLOWLY – “Once” (música e letra de Glen Hansard e Marketa Irglova
HAPPY WORKING SONG – “Enchanted” (música de Alan Menken; letra de Stephen Schwartz)
RAISE IT UP – “August Rush” (a determinar)
SO CLOSE – “Enchanted” (música de Alan Menken; letra de Stephen Schwartz)
THAT’S HOW YOU KNOW – “Enchanted” (música de Alan Menken; letra de Stephen Schwartz)

MELHOR FILME
“ATONEMENT”, de Joe Wright
“JUNO”, de Jason Reitman
“MICHAEL CLAYTON”, de Tony Gilroy
“NO COUNTRY FOR OLD MEN”, de Ethan Coen e Joel Coen
“THERE WILL BE BLOOD”, de Paul Thomas Anderson

MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
“I MET THE WALRUS”, de Josh Raskin
“MADAME TUTLI-PUTLI”, de Chris Lavis e Maciek Szczerbowski
“MÊME LES PIGEONS VONT AU PARADIS”, de Samuel Tourneux
“MOYA LYUBOV” (“MY LOVE”), de Alexander Petrov
“PETER & THE WOLF”, de Suzie Templeton

MELHOR CURTA-METRAGEM
“OM NATTEN” (“AT NIGHT”), de Christian E. Christiansen
“IL SUPPLENTE”, de Andrea Jublin
“LE MOZART DES PICKPOCKETS”, de Philippe Pollet-Villard
“TANGHI ARGENTINI”, de Guido Thys
“THE TONTO WOMAN”, de Daniel Barber

MELHOR EDIÇÃO DE SOM
KAREN BAKER LANDERS e PER HALLBERG – “The Bourne Ultimatum”
SKIP LIEVSAY – “No Country for Old Men”
RANDY THOM e MICHAEL SILVERS – “Ratatouille”
MATTHEW WOOD – “There Will Be Blood”
ETHAN VAN DER RYN e MIKE HOPKINS – “Transformers”

MELHOR SONOPLASTIA
SCOTT MILLAN, DAVID PARKER e KIRK FRANCIS – “The Bourne Ultimatum”
KIP LIEVSAY, CRAIG BERKEY, GREG ORLOFF e PETER KURLAND – “No Country for Old Men”
RANDY THOM, MICHAEL SEMANICK e DOC KANE – “Ratatouille”
PAUL MASSEY, DAVID GIAMMARCO e JIM STUEBE – “3:10 to Yuma”
KEVIN O'CONNELL, GREG P. RUSSELL e PETER J. DEVLIN – “Transformers”

MELHORES EFEITOS ESPECIAIS
MICHAEL FINK, BILL WESTENHOFER, BEN MORRIS e TREVOR WOOD – “The Golden Compass”
JOHN KNOLL, HAL HICKEL, CHARLES GIBSON e JOHN FRAZIER – “Pirates of the Caribbean: At World's End”
SCOTT FARRAR, SCOTT BENZA, RUSSELL EARL e JOHN FRAZIER – “Transformers”

MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO
CHRISTOPHER HAMPTON por “Atonement”
SARAH POLEY por “Away From Her”
RONALD HARWOOD por “Le Scaphandre et le Papillon”
ETHAN COEN e JOEL COEN por “No Country For Old Men”
PAUL THOMAS ANDERSON por “There Will Be Blood”

MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL
DIABLO CODY por “Juno”
NANCY OLIVER por “Lars and the Real Girl”
TONY GILROY por “Michael Clayton”
BRAD BIRD (argumento), JAN PINKAYA, JIM COPOBIANCO e BRAD BIRD (história) por “Ratatouille”
TAMARA JENKINS por “The Savages”