Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

CINERAMA

CRÍTICA E OPINIÃO SOBRE CINEMA

American Gangster ***

30.11.07, Rita

Realização: Ridley Scott. Elenco: Denzel Washington, Russell Crowe, Chiwetel Ejiofor, Josh Brolin, Ted Levine, Armand Assante, John Ortiz, John Hawkes, RZA, Ruby Dee, Common, Carla Gugino, Cuba Gooding Jr. Nacionalidade: EUA, 2007.





1968, Harlem, Nova Iorque. Bumpy Johnson (Clarence Williams III), o “dono” do Harlem, queixa-se ao seu motorista, Frank Lucas (Denzel Washington), do progressivo eliminar dos intermediários e do prejuízo que isso significa para os seus “negócios” familiares. Quando Johnson morre, Lucas assume a liderança e faz uso de todos os ensinamentos para tomar conta do tráfico de heroína na cidade. Ironicamente, o seu êxito é garantido pela eliminação do intermediário, e pelo contrabando directo da droga vinda da Tailândia em caixões de soldados americanos mortos na guerra do Vietname. Este processo permite-lhe vender droga de superior qualidade a metade do preço sob o nome de marca Blue Magic.


Do outro lado do espectro moral está Richie Roberts (Russell Crowe), um polícia de New Jersey, marcado pelos colegas pela sua incorruptível honestidade e empenhado em tirar o curso nocturno de direito. Enquanto o casamento de Roberts vai por água abaixo Lucas trata a sua mulher, a Miss Porto Rico 1970, como uma rainha; enquanto Roberts recruta um grupo de polícias para uma nova unidade de combate ao tráfico de droga que dirigirá, Lucas traz a sua família da Carolina do Norte e coloca os seus irmãos em posições chave da cadeia de distribuição. Estas linhas paralelas de acção são reforçadas pela irónica dicotomia vivida por estes dois homens: Lucas ganha a vida de forma desonesta, mas na privacidade vive segundo estritos códigos morais; pelo seu lado Roberts, um profissional honesto e dedicado, tem a sua vida pessoal afogada em mentiras e frustrações.


Apesar da sua comum determinação, tanto Lucas como Roberts são humilhados e ameaçados pelo corrupto detective Trupo (Josh Brolin), da Unidade Especial de Investigação da polícia de Nova Iorque. Mas o seu confronto directo só acontece no final do filme, quando a ascensão deste dealer, misto de cavalheiro e assassino sem misericórdia, termina numa inevitável queda. Esse é o momento que sintetiza a força da realização de Ridley Scott (“Gladiator”, “A Good Year”), até pelo revigorante que é ver Denzel Washington a fazer de mau. Porém, tudo mais parece não ter passado de uma contextualização sem grandes emoções, e Scott parece não ter ido muito além da epiderme destas personagens.


O mesmo acontece com a tradução histórica que, apesar de esteticamente nos transportar para os anos 70, à qual fica a faltar o ambiente de desordem e desencanto esperado. Fica também por explorar o racismo que subjaz à incredulidade de que um negro pudesse ter, por si mesmo, mais sucesso do que a máfia. Mas em vez de se aprofundar, “American Gangster” alonga-se. Apesar disso, algum crédito tem de ser dado à mestria da narrativa, que consegue agarrar-nos sem bocejos.


O argumento de Stephen Zaillian, que adapta o artigo de 2000 "The Return of Superfly” da autoria de Mark Jacobson publicado na New York Magazine, é competentemente trabalhado pelos dois protagonistas (apesar de ambos estarem longe de qualquer lista que eu pudesse fazer). Mas os meus olhos fugiram, inevitavelmente, para Chiwetel Ejiofor, que interpreta um dos irmãos de Lucas, e para a curta aparição de Cuba Gooding Jr. como o dealer Nicky Barnes.


Se não se esperar demasiado (deixei de o fazer em relação a Ridley Scott desde “Thelma & Louise”), não se fica desiludido. Como em tudo na vida...






CITAÇÕES:


“This is what's wrong with America - it's gotten so big you can't find your way ... What right do they have cutting out the suppliers, pushing all the middlemen out, buying direct from the manufacturer?”
CLARENCE WILLIAMS III (Bumpy Johnson)

“The number one fear of people isn't dying, it's public speaking.”
RUSSEL CROWE (Det. Richie Roberts)

“Judges, lawyers, cops, politicians. They stop bringing dope into this country, about a hundred thousand people are gonna be out of a job.”
RUSSEL CROWE (Det. Richie Roberts)






















1 comentário

Comentar post